Antes da Netflix, La Casa de Papel fracassou na Espanha

Quando La Casa de Papel estreou na Netflix o hype era gigantesco. Aqui no Brasil só se ouvia falar disso nas rodas de conversa, e sempre tinha alguém para indicar a série. Porém, pouca gente sabe que a série foi um verdadeiro fracasso na TV aberta espanhola.

Quem vê o selo “Original Netflix”, seguido do característico ‘tudum’ sinal sonoro da plataforma, nem sempre desconfia que na verdade não se trata de uma produção de fato original.

La Casa de Papel estreou no canal espanhol Antena 3 em 2015 e logo ganhou o público por lá. Acontece que poucos episódios depois, a série se transformou num verdadeiro fracasso de público. A audiência despencou, o que fez com que ela fosse finalizada em seu 15º episódio.

“Todos nós seguimos em frente. Nós nos despedimos, compartilhamos lágrimas e abraços, e fomos para nossos próximos projetos”, relembra Úrsula Corberó, que interpreta o personagem principal da série, e também narradora, Tóquio.

No final daquele ano, a Netflix descobriu a série, reeditou seus 15 episódios, transformando-os em duas temporadas de 22 episódios cada, com cada um desses episódios tendo cerca de 50 minutos de arte.

Motivo do fracasso

Segundo um acadêmico que estuda a TV Europeia, Christopher Meir, em entrevista à revista Variety, a culpa pelo fracasso inicial da série se deve a como a programação televisiva é pensada na Espanha.

“Uma verdadeira fraqueza na TV espanhola é que os programas de horário nobre, especialmente os dramas, são muito mal programados. Os episódios geralmente têm 100 minutos de duração e às vezes não começam até as 23h30. Não importa o quão popular seja o programa, eles quase sempre perdem o impulso”, explicou.

Álex Pina, o criador de La Casa de Papel também acredita que o afastamento do público se deve a outros fatores além do horário de exibição muito tarde.

“A maneira como vemos TV é brutalmente viciante. Com um programa como o nosso, quando você adiciona publicidade e o transmite apenas uma vez por semana, você perde eletricidade com o espectador, e a compulsão desaparece. O streaming permite que eles alimentem esse vício.”

Álex Pina, criador de La Casa de Papel
Álex Pina, criador de La Casa de Papel (Reprodução/ Twitter)

A Netflix soube capitalizar a ansiedade do público em assistir a vários episódios de uma só vez, e transformou La Casa de Papel (chamada de Money Heist nos Estados Unidos), em sua série de idioma não-inglês mais assistida até o momento.

A última parte da saga dos ladrões de banco mais queridos da televisão estreia no streaming no próximo dia 3 de setembro.

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