Alice Braga declara que se sente triste em relação ao Brasil

Alice Braga, atriz brasileira que vai interpretar personagem que luta contra um governo autoritário em O Esquadrão Suicida, contou sobre seu papel e abriu o verbo sobre política em entrevista. Para a atriz, o governo no Brasil é “oficialmente mentiroso”.

A atriz comentou em uma entrevista para Univérsia sobre a ironia de interpretar Sol Soria no filme da DC no atual momento político do Brasil. Sol Soria é uma cidadã que lidera uma revolução contra um governo autoritário.

Braga relacionou o governo contra quem sua personagem luta com o atual, de Jair Bolsonaro (sem partido). “Interessante falar sobre isso hoje, né?”, constata a atriz.

A atriz se lembra das mortes por Covid-19 no Brasil e lamenta:

“Espero que as pessoas que votaram nele entendam que essa escolha teve consequências gravíssimas, que a gente matou meio milhão de pessoas, infelizmente”

Ainda sobre o governo atual, a atriz declara que a política atual do governo federal é devastadora.

“O que esse governo segue fazendo enquanto a gente está tentando sobreviver à pandemia é devastador. Para o meio ambiente, para a educação. E tem um caminho do autoritarismo, essas falas dele sobre eleições são inadmissíveis. Não é piada, não é brincadeira”.

A atriz se refere a ameaças que o Presidente teria feito caso as próximas eleições não sejam com voto impresso. Braga acredita que é preciso lutar para que a situação mude no país:

“Temos que ter força para lutar. Tem eleição vindo ano que vem, é muito importante que a gente se conscientize”. A atriz também alerta para a importância de olhar “para quem é o Bolsonaro e para as mentiras que ele fala, pois esse é um governo oficialmente mentiroso”.

Alice Braga contou também que se inspirou em guerrilheiras do Oriente Médio para construir Sol Soria. De acordo com a atriz, o diretor James Gunn se baseou em mulheres guerrilheiras do mundo para compor a personagem.

Mas Braga encontrou ainda outras referências. A atriz afirmou ter se baseado no grupo YPJ (Unidades de Proteção das Mulheres), uma organização militar do Oriente Médio. O grupo é formado por mulheres curdas e luta pela independência de seu território, que inclui Síria, Turquia, Iraque e Irã.

“É incrível a dedicação e a força delas e o quanto elas foram necessárias para várias conquistas dos curdos. Me inspirei especificamente nelas porque é um exército só de mulheres, achei super interessante para criar a Sol”, declarou.

Alice Braga representa o Brasil nos movimentos Me Too e Time’s Up, que luta por mais direitos para as mulheres no audiovisual e contra assédios e abusos. A atriz reafirma a importância de lutar por direitos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›