Afinal, Amsterdam é baseado em uma história real?

Nova comédia de David O. Russell se inspira num famigerado complô americano.

A mais nova comédia de Hollywood, Amsterdam chegou aos cinemas com uma verdadeira trama dramática, repleta de reviravoltas e referências da história americana. Explorando o assassinato de um senador americano, o filme deixou alguns fãs curiosos, que querem saber se a história é real.

Escrito por David O. Russell, Amsterdam explora a vida de uma enfermeira e os dois soldados, que logo após se conhecerem, se tornam grande amigos e fazem um juramento, prometendo sempre proteger um ao outro.

Valerie (Margot Robbie), Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) em Amsterdam
Valerie (Margot Robbie), Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) em Amsterdam (Divulgação / 20th Century Studios)

Porém, o grupo não podia imaginar que testemunhariam o assassinato do senador Bill Meekins e que, pior, seriam acusados de matar o político.

Em busca da verdade para provar a sua inconsciência, o trio acabar descobrindo o verdadeiro autor do assassinado, que fazia parte de uma grande para tomar o poder político nos Estados Unidos.

Amsterdam é baseado numa história real?

Valerie (Margot Robbie), Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) em Amsterdam
Valerie (Margot Robbie), Burt (Christian Bale) e Harold (John David Washington) em Amsterdam (Divulgação / 20th Century Studios)

Embora David O. Russell tenha apimentado Amsterdam com vários personagens e arcos fictícios, o filme se inspira numa conspiração real, que foi descoberta no começo dos nos anos 1930.

Conhecidos como o Complô dos empresários (ou Business Plot em inglês), a conspiração planejava matar o, então, presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt e empossar um ditador fascista em seu lugar.

Formado por militares, empresários ricos e influentes do ramo da mineração, a conspiração estava insatisfeita com as políticas de Roosevelt, o programa New Deal e, principalmente, o abandono do padrão-ouro, que exigia que os Estados Unidos investissem no metal precioso.

Robert De Niro como Gen. Dillenbeck em Amsterdam
Robert De Niro como Gen. Dillenbeck em Amsterdam (Divulgação / 20th Century Studios)

Para os empresários do Complô, o fim do padrão-ouro poderia significar a sua falência, algo que eles iram evitar a qualquer custo. O grupo, porém, foi descoberto antes mesmo de colocar a mão na massa, quando convidaram a pessoa errada para a conspiração.

O Complô se aproximou do General reformado Smedley Butler, pedindo seu apoio num eventual golpe de estado. O militar, no entanto, denunciou os membros do grupo ao Congresso.

Embora tenha descoberto que os empresários de fato pretendiam matar Roosevelt, o Congresso não puniu os envolvidos que, na época, nem chegaram a ser processados.

Estrelado por Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington, além de um elenco coadjuvante repleto de estrelas, Amsterdam está em cartaz nas maiores redes de cinema nacional.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›