Adão Negro precisou de muita tecnologia para se destacar entre filmes de super-heróis

Filmagens utilizaram aparelhos de última geração

Apesar de não ter conquistado totalmente a crítica, Adão Negro chegou com inovação no campo dos efeitos especiais dos filmes de super-heróis.

Consumindo um orçamento de 195 milhões de dólares, o filme conseguiu entregar algumas sequências visualmente impressionantes, principalmente quando o anti-herói protagonista consegue flexionar os poderosos músculos.

O trabalho para a produção exigiu tanto que um novo equipamento de última geração foi criado especialmente para as filmagens.

Dwayne Johnson como Teth-Adam no set do filme Adão Negro
Dwayne Johnson como Teth-Adam no set do filme Adão Negro (Frank Masi/ Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved)

Uma plataforma de voo especialmente para Adão Negro

Como os fãs devem saber, uma das habilidades mais importantes do protagonista é sua capacidade de voar – e ele faz isso muitas vezes no filme

No entanto, para criar um efeito diferente daqueles que o público já está acostumado a ver em outros filmes de super-heróis, o diretor optou por não utilizar a configuração mais comum de cabos, fios e redes que sustentam o ator no ar.

Desta vez, as cenas de voo foram montadas com a utilização de um braço mecânico especializado que pudesse segurar Dwayne Johnson no ar durante as filmagens.

Segundo o ator, o diretor Jaume Collet-Serra queria eliminar as limitações das acrobacias de voo tradicionais.

“Nunca me liguei a nenhum fio. Eu estava nesta máquina avançada muito legal que me permitiu ficar deitado. Acho que os fãs vão realmente apreciar os detalhes e as nuances de como o Adão Negro é capaz de voar com raiva, poder e força reais”, disse o ator.

O produtor Hiram Garcia já havia comentado sobre essa técnica em uma entrevista de 2021 ao site Collider, na qual ele afirmou:

“A tecnologia que estamos usando para fazer o Adão Negro voar nunca foi feita antes. É completamente único. Foi fundamental para nós garantir que parecesse especial, autêntico e real.”

Diretor Jaume Collet-Serra e Dwayne Johnson no set do filme Adão Negro
Diretor Jaume Collet-Serra e Dwayne Johnson no set do filme Adão Negro (Frank Masi/ Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.)

O filme não se preocupou em poupar despesas

Além dos gastos com o aparelho de ponta que fez Dwayne voar, a estrela Quintessa Swindell revelou, em entrevista à Entertainment Weekly, que a equipe também recebeu um equipamento ultramoderno que permitia movimento total de 360 graus enquanto estavam suspensos no ar.

“Parecia um simulador, de certa forma”, disse a atriz.

Além desses aparelhos, o equipamento de câmera utilizado também foi uma maravilha tecnológica. O próprio Dwayne Johnson publicou uma foto dos bastidores em 2012 ao lado de uma grande aparelhagem

“Este braço robótico avançado chamado BOLT é o mais rápido do mundo com uma câmera PHANTOM de alta velocidade que me filma a insanos 960 quadros por segundo”, escreveu ele.

Comparado com a média de 24 FPS para a maioria dos filmes, este dispositivo opera a 40 vezes a taxa de captura normal. Basta dizer que não é uma configuração barata.

Adão Negro está em exibição nos cinemas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›