Abandonada pelo governo Cinemateca Brasileira pega fogo

Abandonada pelo governo, um galpão com uma parte importante do acervo da Cinemateca Brasileira está em chamas.

Um grande incêndio atingiu um dos galpões da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O local mantém um acervo relevante de documentos e cerca de 200 filmes do cinema nacional.

Assim como o ocorrido com Museu Nacional, em setembro de 2018, e o Museu da Língua Portuguesa, em dezembro de 2015, agora, a Cinemateca Brasileira também está em chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma chamada foi recebida por volta das 18H dessa quinta-feira (29), indicando que um incêndio havia começado no local.

Ainda de acordo com corporação, na localidade se encontra um conjunto de galpões, que preenchem uma área em torno de 6.356 m².

Cinemateca Brasileira
Cinemateca Brasileira (Reprodução)

Porém, de acordo com a diretora-executiva da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora Mourão, apenas um dos galpões estava sendo usado para guardar obras da Cinemateca e foi justamente esse que pegou fogo.

Segundo Maria Dora Mourão, o conteúdo presente no local incluí várias obras de um “acervo relevante”, dentre documentos e filmes de longas e curtas-metragens brasileiros. No entanto, ainda não há uma estimativa, muito menos uma relação de quais obras foram perdidas.

Até o momento, o incêndio está restrito ao galpão que contém parte do acervo da Cinemateca Brasileira e a estratégia do Corpo de Bombeiros é impedir que o fogo se alastre pelos outros galpões da aérea.

“Nós temos o registro de ser um local onde temos diversos materiais combustíveis diferentes. Arquivos de filmes, que têm acetato altamente inflamável, e todos os materiais que compõem a edificação”, disse o Major Palumbo.

Infelizmente, essa não a primeira vez que o galpão da Vila Leopoldina se torna palco de uma tragédia para o cinema nacional. Isso porque no começo de 2020, o local sofreu com uma inundação que, na época, também levou a perda de parte do seu acervo.

O abandono crônico da Cinemateca Brasileira

Cinemateca Brasileira
Cinemateca Brasileira (Reprodução)

O abandono da Cinemateca Brasileira e uma possível tragédia já eram anunciados há anos, e na gestão do atual governo federal a situação só piorou.

O local que abriga mais de 250 mil rolos de obras brasileiras, algumas produzidas no fim do século XIX, está completamente negligenciado e sem receber recursos do governo federal desde janeiro.

Com a falta de recursos, no final do ano passado, a administração da Cinemateca  perdeu sua brigada de incêndio, pois já não tinha mais dinheiro para renovar seu contrato.

A situação é tão grave que Kleber Mendonça Filho havia feito um apelo, alertando para a situação da Cinemateca, durante o Festival de Cannes.

Também vale lembrar que essa não é a primeira vez que uma unidade da Cinemateca Brasileira esteve em chamas. Em 2016, a sede da instituição, localizada na Vila Mariana, foi o palco de outro grande incêndio.

Na ocasião, o local que abriga as obras em exposição, assim como de todo o acervo primário da Cinemateca Brasileira, contabilizou uma perda de cerca de 500 obras, além de cerca de 1 mil rolos de filmes da década de 1940.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›