A morte definitiva de Freddy Krueger: Relembre o funeral de verdade do personagem

Vilão está 'oficialmente' morto?

A Hora do Pesadelo 6: A Morte de Freddy levou seu tema tão a sério em ‘enterrar’ o famoso antagonista da franquia que usou uma estratégia que chamou muito a atenção, para mal ou para bem.

Antes do lançamento do filme, que estreou em 1991, a New Line Cinema investiu pesado na ideia de que Freddy estava morrendo para sempre e fez um enterro ‘de verdade’ no cemitério Hollywood Forever, em Los Angeles.

De acordo com o documentário sobre a franquia intitulado Never Sleep Again, membros do elenco do filme e algumas estrelas dos anteriores compareceram à cerimônia, que incluiu um caixão com o icônico suéter listrado e chapéu do personagem sobre ele.

Foto do funeral de Freddy krueger em 1991, incluindo o elenco do filme (Reprodução/AndyMengels.com)
Foto do funeral de Freddy Krueger em 1991, incluindo o elenco do filme (Reprodução/AndyMengels.com)

Embora pareça apenas uma estratégia de marketing inocente, o evento foi bem controverso na época e pode inclusive ter impactado negativamente a bilheteria da produção.

Por que o funeral de Freddy causou polêmica?

O sexto filme da franquia foi lançado no dia 13 de setembro daquele ano, que foi proclamado Dia de Freddy Krueger em Los Angeles pelo então prefeito, Tom Bradley, em um acordo com os estúdios.

A adição do ‘feriado’ não passou despercebida por uma série de organizações como a Organização Nacional das Mulheres e a Aliança de Los Angeles pela Sobrevivência.

O Los Angeles Times reportou na época que o político foi atacado por estar “promovendo um assassino violento”, mesmo que de mentirinha. O prefeito respondeu às acusações dizendo que a decisão foi baseada em promover uma série que, através de seu sucesso, ajudou a economia da cidade.

No fim, foi tudo para nada?

Mesmo tendo sido divulgado como o ‘último terror de Freddy”, não demorou nem três anos para que Freddy voltasse dos mortos com O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger. A justificativa era a de que o Freddy do filme de 1994 era apenas uma entidade maligna tomando a forma do personagem, mas no fim das contas, dá tudo na mesma.

Robert Englund é Freddy Krueger em O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (Reprodução)
Robert Englund é Freddy Krueger em O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger (Reprodução)

Mesmo que essa desculpa colasse, Freddy foi ressuscitado mais duas vezes depois disso: uma em 2003, no aguardadíssimo confronto com Jason Voorhees em Freddy vs Jason, e novamente em uma tentativa de rebootar a história com o remake de 2010.

Com o fracasso que a versão recebeu ao tentar substituir Robert Englund como o vilão, será que não é melhor deixar o personagem a sete palmos do chão?

Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›