Com ideias parecidas, por que Hora do Pesadelo 7 fracassou e Pânico não?

Freddy já tinha perdido a graça?

Quem conhece o trabalho do mestre do terror Wes Craven, sabe de todas as suas inspirações e como suas obras influenciam umas às outras. Com Pânico não foi diferente, e a franquia de filmes só existe porque O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger existiu antes.

Foi à partir do sétimo filme de Freddy que a ideia do uso da metalinguagem e brincar com a ideia de um filme de terror dentro do outro veio, que virou a marca registrada de Pânico. Então por que O Novo Pesadelo teve uma recepção tão ruim?

Embora admirado pela crítica, o público não gostou muito da produção, que só começou a receber valor depois que Pânico se consolidou como franquia. O que deu errado?

Elenco sem carisma?

Pânico (1996) (Reprodução)
Pânico (1996) (Reprodução)

A premissa de O Novo Pesadelo é interessante, com um filme sendo produzido dentro de outro. No entanto, a escolha desse enredo acabou afetando o projeto como um todo, por conta do elenco envolvido.

Composto majoritariamente por produtores de filmes de verdade, operadores de efeitos especiais e profissionais dos bastidores, nenhum deles tinha o que era necessário para cativar como o elenco de Pânico fez, não só pela falta de treinamento em atuação mas pela idade dos personagens.

Slashers com adultos no centro da trama não costumam ser tão bem-sucedidos quanto os que envolvem adolescentes. Pânico mesmo é um grande exemplo disso, já que o terceiro filme foi o que teve a pior recepção e bilheteria, formado, coincidentemente por funcionários de Hollywood.

Muito engraçadinho

Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo 7 (Reprodução)
Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo 7 (Reprodução)

Outra grande pérola de Pânico é seu roteiro: ele é inteligente e não tem elementos confusos. Direto ao ponto, com a história de uma cidadezinha sendo massacrada por um serial killer desconhecido, o texto se destaca por suas reviravoltas e construção de mistério, que o filme de Freddy deixa a desejar.

Além disso, o uso de humor de Pânico é eficiente. Muitos fãs de A Hora do Pesadelo acharam que o filme forçou demais em seu lado cômico, mesmo para um filme com Freddy.

Pânico tem seu toque de humor, mas não deixa de ser assustador, que talvez seja o pecado número um de O Novo Pesadelo, que não assusta.

Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.

Pânico 6 está previsto para estrear nos cinemas do Brasil a partir de 9 de março de 2023. Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2, 3 e 4 estão disponíveis no Paramount+ e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›