A Hora do Pesadelo teria final bem mais feliz em sua primeira versão

Susto final foi feito para garantir sequência

A Hora do Pesadelo quase teve um desfecho diferente do susto final que ainda é lembrado mesmo tendo se passado mais de 30 anos de seu lançamento.

O filme que apresentou Freddy Krueger para o mundo é um dos maiores sucessos do falecido gênio do terror Wes Craven, e deu origem a uma franquia que é até hoje uma das mais reconhecidas do gênero.

Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
Robert Englund é Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

Enquanto a protagonista Nancy (Heather Langenkamp) conseguiu derrotar o vilão superando seu medo dele, a cena final do filme parece contradizer a vitória.

Em um final que inicialmente parecia feliz, Nancy se despede da mãe, viva, para ir à escola. De dentro do carro, ela vê um grupo de crianças pulando corda e cantando a temida música de Freddy: tudo aquilo era um sonho, e Freddy ainda estava no controle.

Wes revelou em uma entrevista ao LA Times, republicada pelo Cine Fantastique Online que sua ideia de final era bem menos emocionante, e teria Nancy desaparecendo em meio a uma espessa névoa:

“No final que eu tinha escrito antes, ela só sairia pela porta da frente, a mãe viva e bem, e tinha uma névoa bem grossa. […] E ela iria caminhar em direção à névoa, e seria assim que terminaria.”

Diretor alterou por insistência de produção

O final foi alterado depois de muitos pedidos de Robert Shaye, produtor do filme. Para ele, não importava que a cena invalidasse a história de Nancy; ele queria garantir que o vilão continuasse vivo no final para possibilitar uma futura continuação.

“Bob Shaye me disse: ‘Wes, eu te deixei fazer esse filme enquanto ninguém mais deixaria. Só me dê esse um agrado’”, contou ele.

Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)
Heather Langenkamp como Nancy em A Hora do Pesadelo (Reprodução)

Wes conseguiu contornar a mudança no final explicando que o desfecho sugere que Freddy pode ser derrotado, mas apenas temporariamente, e sempre pode voltar.

Mesmo não usando o final que queria, o cineasta esclareceu que não se importou de verdade com isso porque todo o resto do projeto ficou completamente de acordo com a sua visão:

“Só Deus sabe como fazer filmes envolve muitas concessões, e tem várias partes que eu amo demais nesse filme. Tudo que tem nele tirando essa partezinha está exatamente do jeito que eu escrevi e ficou bem do jeito que eu queria.”

Os filmes de A Hora do Pesadelo do 1 ao 7 estão todos disponíveis na HBO Max. O remake só pode ser alugado ou comprado em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›