A Casa do Dragão: Saiba mais sobre Vhagar, a maior e mais velha dragão de Westeros

Vhagar tem uma longa história dentro da obra de George R. R. Martin

A Casa do Dragão (House of the Dragon) é baseado nos livros Fogo & Sangue, de George R. R. Martin, que conta a guerra dentro da Casa Targaryen para ver quem ficará com o Trono de Ferro após a morte do Rei Viserys I Targaryen.

A Casa Targaryen é conhecida por domar dragões, e esses animais ajudaram a Aegon, O Conquistar, a se tornar o rei sobre todos os reis em Westeros. Com isso, esperado que muitos dragões apareçam ao longo de A Casa do Dragão.

No começo da primeira temporada, dois dragões foram apresentados, Caraxes e Syrax, respectivamente os dragões de Daemon e Rhenyra Targaryen. Em seguida o público conheceu os Seasmoke de Laenor Velaryon, e Meleys a dragão-fêmea Rhaenys Targaryen.

Contudo, entre os episódios seis e sete da primeira temporada de A Casa do Dragão, uma outra dragão-fêmea roubou a cena, e foi Vhagar, a maior e mais velha dragão de Westeros.

Laena (Nanna Blondell) e Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Laena (Nanna Blondell) e Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Vhagar estava sob o comando de Laena Velaryon, esposa de Daemon Targaryen. Após a morte de Laena, Aemond Targaryen conseguiu a domar e tomou o animal para si.

A história de Vhagar começa muito antes da história da Conquista de Aegon sobre Westeros. Vhagar nasceu em Dragonstone em 52 a.C (antes da Conquista), ela viveu por 181 anos, morrendo em 130 d.C (depois da Conquista).

Seu nome é foi dado em homenagem a um dos deuses valirianos, apesar de ninguém saber quem a nomeou. Vhagar era menor dos Três Grandes Dragões, contudo, ela cresceu e se tornou tão grande quanto o temível dragão Balerion.

Os livros de George R. R. Martin não descrevem as cores de de Vhagar, mas segundo informações vindas de A Casa do Dragão, bem como as cenas mostradas no programa, a dragão-fêmea tinha escamas com cor de bronze, com destaques azuis e verdes, e olhos verdes brilhantes.

Aemond (Leo Ashton) doma Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Aemond (Leo Ashton) doma Vhagar em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Vhagar foi montada por quatro cavaleiros de dragões. A primeira a montar a dragão-fêmea foi Visenya, a irmã de Aegon. Visenya sua dragão-fêmea para ajudar seu irmão a conquistar Westeros. Depois da morte de Viseryna, ninguém mais montou em Vhagar por 30 anos. Então Baelon, o Bravo, conseguiu dominar a fera.

Depois de Baelon, Laena Velaryon se tornou a cavaleira de Vhagar por um curto período de tempo. Como citado, após a morte de Laena, Aemond domou Vhagar e passou a usar ela a favor dos Verdes (facção de Alicent) contra os Negros (facção de Rhenyra).

Dragões não para de crescer, mas apesar da idade e seu tamanho colossal, o poder de Vhagar não diminuiu, principalmente seu fogo. O fogo de Vhagar começou a ficar cada vez mais quente, dizem que sua respiração era quente suficiente para derreter armaduras.

Outro motivo para Vhagar ser tão poderosa foi os séculos de experiências de luta. Seu tamanho também a ajudava, e segundo relatos, era preciso pelo menos dois dragões para derrotar Vhagar.

Vhagar encontrou seu fim em uma batalha em A Dança dos Dragões. Aemond e Vhagar enfrentaram Daemon e Caraxes em um lago conhecido como Olho de Deus.

A luta terminou com Vhagar tendo sua garganta arrancada por Caraxes, e por sua vez, Caraxes teve sua barriga rasgada por Vhagar. Os dois caíram no lago e não sobreviveram.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›