A Casa do Dragão: Por que Daemon tentou estrangular Rhaenyra?

Grande crítica dos fãs é que série estava romantizando personagem

Para os fãs de A Casa do Dragão que não leram o livro Fogo e Sangue, no qual a produção é baseada, uma cena exibida no último episódio da primeira temporada foi uma grande surpresa: Daemon (Matt Smith) estrangulando Rhaenyra (Emma D’Arcy).

O personagem foi pintado na série como um homem que embora tenha uma ambição e um desejo constante de ascender ao Trono de Ferro, tinha muito amor por sua família, demonstrando isso, tanto com a sobrinha e agora esposa, como com seu irmão, Viserys (Paddy Considine).

Acontece que esses atos de bondade acabaram sufocando a parte violenta do personagem que é uma das grandes características de sua personalidade: basta lembrar que ele decapitou Vaemond Velaryon, e matou impiedosamente sua primeira esposa Rhea Royce.

Rachel Redford como Rhea Royce em A Casa do Dragão
Rachel Redford como Rhea Royce em A Casa do Dragão (Divulgação/ HBO)

No décimo episódio, Daemon está decidido a armar uma guerra contra os usurpadores da coroa, e para isso passando por cima das decisões de Rhaenyra, a verdadeira herdeira do trono.

Ao dar ordens sem o consentimento dela, a jovem se enfurece e pede para que todos saiam da sala. Ela explica ao marido que existia uma profecia (a canção de gelo e fogo) acima dela, e de seus interesses próprios pela sucessão do trono conforme seu pai havia lhe contado.

Rhaenyra (Emma D'Arcy) é estrangulada por Daemon (Matt Smith) em A Casa do Dragão
Rhaenyra (Emma D’Arcy) é estrangulada por Daemon (Matt Smith) em A Casa do Dragão (Reprodução)

Neste momento, Daemon dispara contra ela, apertando seu pescoço, e repudiando o fato do irmão sempre ter acreditado em profecias, e lendas. É então, que ela se dá conta de que ele não conhece a canção de gelo e fogo, criada através de um sonho de Aegon, o Conquistador.

O personagem de Matt Smith acha ridículo o fato de um sonho propiciar à família poder, quando acredita que os dragões são sim a fonte de seu poder, e só pela selvageria deles já seria possível se manter no trono, quando na verdade, a família possui dragões pelo propósito de lutar no futuro contra os caminhantes brancos.

Viserys (Paddy Considine) e Daemon (Matt Smith) em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Viserys (Paddy Considine) e Daemon (Matt Smith) em cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Daemon sempre procurou a aprovação de Viserys, e percebe neste momento que como o irmão nunca lhe contou sobre a profecia, é porque nunca o considerou um possível sucessor, e nunca confiou nele. Com isso, ele passa também a tentar minar a autoridade de Rhaenyra como rainha, dando ordens em seu lugar.

Uma das grandes críticas que os fãs nas redes sociais proferiram era em respeito ao personagem, considerado desprezível nos livros, ser romantizado ao extremo na TV. É possível que os traços mais primitivos dele passem a se mostrar mais fortes na nova temporada prevista para ir ao ar apenas em 2024.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›