A Casa de Cera | Como a participação de Paris Hilton ajudou o marketing do filme?

Pessoas lotaram os cinemas por causa da atriz, mas não pelos motivos que se imagina

A Casa de Cera teve uma campanha de marketing inusitada, mas que é o produto de seu tempo e do que acontecia na época em que foi lançado. A grande sacada da produção era a presença de Paris Hilton, socialite estadunidense que era considerada a ‘It Girl’ do início dos anos 2000.

Depois de se tornar assunto de tabloides por conta de uma sextape vazada em 2003, Paris se tornou uma figura fácil de ser odiada pelo público e um dos alvos das queixas da cultura de pessoas ‘famosas só por ser’.

Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)
Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)

O filme conta a história de um grupo de amigos que incluíam além de Paris, Elisha Cuthbert (24 Horas), Chad Michael Murray (One Tree Hill) e Jared Padalecki (Supernatural). Os jovens, por conta de um incidente com o carro, acabam em uma cidade abandonada na Louisiana, onde são perseguidos e capturados para virarem parte da decoração.

Apesar de ter fracassado com a crítica, com uma média de 27% no Rotten Tomatoes, os lucros foram grandes e as pessoas lotaram os cinemas, e Paris foi uma das grandes responsáveis pelo feito.

Ódio à atriz foi usado para atrair espectadores

Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)
Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)

Um dos pôsteres do filme colocou Paris como destaque, com o slogan: ‘Veja a Paris Morrer!’, usando um desejo mórbido como estímulo para acompanhar o filme.

Mesmo que não estivessem 100% envolvidos com a trama do filme, muitas pessoas foram ao cinema ver A Casa de Cera porque queriam ver a detestada patricinha ter o seu fim, mesmo que de maneira fictícia.

Paris não se sentiu humilhada ou perseguida com a estratégia, muito pelo contrário: ela abraçou o slogan, posou para fotos e fez até mesmo camisetas para vender com os dizeres. “Eu achei que foi a cena de morte mais legal do filme”, revelou em entrevista na época.

Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)
Paris Hilton como Paige em A Casa de Cera (Reprodução)

Uma matéria do Entertainment Tonight Online chama o marketing de ‘uma capitalização irônica do sentimento de amar odiar que a socialite que virou estrela de reality show e de sextape despertava nas pessoas’. Mesmo que seja de natureza questionável estimular a opinião negativa do público sobre uma celebridade, não há como negar que funcionou.

Mesmo com resultados pobres com os críticos, o filme vendeu mais de 70 milhões de dólares em ingressos no mundo todo.

A Casa de Cera está disponível na HBO Max e para compra e aluguel em diversas plataformas digitais.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›