1899 | Narrativa foi estruturada para deixar espectador apreensivo, diz roteirista

Série não é o que aparenta ser e espectadores podem sentir

Os autores de 1899 alertam: se você está se sentindo estranho ao acompanhar a história, você está fazendo as coisas do jeito que eles planejaram.

1899 (Divulgação)
1899 (Divulgação)

Em uma conversa com o Indie Wire, a roteirista Jantje Friese explicou que a construção do roteiro foi feita para dar essa sensação de desconforto, de que tudo parece normal, mas tem alguma coisa estranha que não há como apontar exatamente o quê:

“Para a gente, era importante que desde o primeiro episódio, de largada, você se sentisse meio desequilibrado. A série parece um pouco com um drama histórico, mas algo não está certo.”

Jantje disse que ela e o esposo, o diretor Baran bo Odar, sabem que os fãs já entendem seus métodos de escrita e tentam decifrar tudo, e eles usaram isso em seu favor para manipular as expectativas e surpreender a todos:

“O que a gente constantemente faz é brincar com as expectativas. Você decifra um código e espera algo, e se sente seguro com aquilo. Você acha que já entendeu. Quebramos essas expectativas, e com sorte daremos aos espectadores uma resposta satisfatória. E não só no final da terceira temporada, mas já começando com a primeira temporada.”

Então, vai haver mais temporadas de 1899?

Andreas Pietschmann como Eyk Larsen e parte do elenco de 1899
Andreas Pietschmann como Eyk Larsen e parte do elenco de 1899 (Reprodução / Netflix)

Se depender dos autores, sim. Na mesma entrevista, os criadores disseram que têm material para a série para mais duas temporadas completas, fechando em três da mesma forma que foi com Dark:

“A primeira temporada é sobre estabelecer o grande tema, a coisa maior da história. Vamos ver se vai ter uma segunda temporada, aí vamos brincar com esse tema, e ter uma resolução de maneira ideal na terceira temporada. Então de novo, como foi com Dark, a história foi feita para ser contada em três temporadas.”

Como Jantje disse, Baran também sugeriu que os fãs não devem esperar que a série se desenrole como Dark.

Eles vão usar essa experiência para manipular as emoções no novo programa, prometeu o cineasta:

“Vindo de Dark, achamos que o público está esperto e podemos nos divertir mais com os quebra-cabeças. Não queremos enganar o espectador e sim fazer um truque na frente deles, e mostrar que, é claro que é um truque. A questão é só que vocês ainda não descobriram que truque é.”

A Netflix ainda não confirmou uma renovação, mas a série tem se mantido na lista das mais assistidas da plataforma, então as perspectivas são positivas, pelo menos até agora.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›