Criadores de 1899 rebatem comparação: “Titanic não foi nossa inspiração”

é inevitável usar o que veio antes como referência, dizem criadores

Nova série da Netflix dos mesmos criadores de Dark, 1899 mesmo não sendo uma adaptação, também tem suas influências, conforme contaram  Baran bo Odar e Jantje Friese, as mentes por trás da série.

“A gente acha que tudo que é peça da cultura popular precisa conter referências de outros elementos da mesma cultura. Mas claro, [usamos] filmes como O Iluminado ou Alien, onde você fica em uma situação de contenção”, disse Baran ao The Hollywood Reporter.

“Seja em uma nave ou hotel onde pessoas estão presas e não podem fugir, aquela sensação sinistra dos corredores e do quanto você consegue ver ou não, certamente foi uma das maiores influências visuais,” completou. 

A atração acompanha a trajetória de um grupo de imigrantes que estão a bordo de um transatlântico a caminho da América, onde eles experienciam ocorrências bizarras e assustadoras.

Navio em cena de 1899
Navio em cena de 1899 (Reprodução / Netflix)

O programa combina visuais do século 19 com músicas populares da modernas. Para os criadores, também era importante diferenciar a série de sua atração anterior.

“Em Dark queríamos que as imagens fossem estáticas, quase como fotografias. Com 1899, como estamos em um navio, e ele está constantemente se movendo, a câmera também está”, explicou o diretor.

1899 não deve parecer com Titanic

Embora muitos espectadores tenham mencionado Titanic como uma das inspirações para a série, os criadores negam que tenham sido influenciados pelo filme.

Titanic
Titanic partiu-se ao meio. (Reprodução)

“Uma referência que nós não usamos foi Titanic, e não foi porque não gostamos do filme, porque o amamos quando ele foi lançado”, esclareceu Baran.

“Desde o primeiro momento não queríamos que 1899 se parecesse com Titanic. O navio deveria ter uma aparência bem diferente, porque você tem sempre essa imagem de um navio gigante atravessando o oceano da Europa para a América e imediatamente pensa que essa é a versão de terror do Titanic. Não era o que queríamos.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›