Whoopi Goldberg diz que Holocausto “não foi sobre raça” e é detonada

A atriz Whoopi Goldberg se tornou o alvo de polêmicas após um comentário sobre o Holocausto, em seu programa. A manhã da última segunda-feira (31) marcou uma grande indignação para quem acompanhava o The View, talk show apresentado pela famosa atriz.

Isso porque durante o seu programa, a estrela de Mudança de Hábito fez um comentário sobre Holocausto, afirmando que o genocídio nazista “não foi sobre raça“.

Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito (Reprodução)
Whoopi Goldberg em Mudança de Hábito (Reprodução)

A discussão, entretanto, começou por causa de uma noticia envolvendo uma escola do Tennessee, nos Estados Unidos. Isso porque o conselho da escola proibiu o acesso a HQ Maus, que aborda alguns tópicos sobre os campos de concentração nazistas, se referindo ao judeus como ratos e nazistas como gatos.

Então, ao comentar a noticia, Goldberg afirmou que o genocídio comando por Hitler “não foi sobre raça“, mas sim uma disputa de “dois grupos de brancos”. Durante o programa, Goldberg disse aos seus colegas coapresentadores:

“Estou surpresa que isso tenha deixado vocês desconfortáveis, o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de seis milhões de pessoas, mas isso não incomodou vocês?”, indagou Goldberg.

“Se vocês vão fazer isso, então vamos ser honestos. Porque o Holocausto não é sobre raça. Não, não é sobre raça”, afirmou a atriz americana.

A fala de Goldberg casou uma imediata reação entre os outros apresentadores, com Joy Behar observando que o regime nazista se afirmava como uma raça superior, considerando os judeus como uma raça diferente. Assim, Goldberg tentou reforçar seu ponto de vista, ao afirmar:

“Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem em relação a outro homem.”

Assim, ainda ouvindo comentários contrários a sua posição, como o de Sara Haines, que afirmou “[os nazistas] não viam os judeus como brancos”, Goldberg continuou rebatendo que o Holocausto seria sobre “dois grupos de pessoas brancas”.

Porém, Goldberg continuou mantendo a sua afirmação até acenar para, aparentemente, atrás das câmeras e seu programa entrar num comercial.

Duramente criticada

Whoopi Goldberg em Jornada nas Estrelas Nova Geração (Reprodução)

No Twitter, os comentários da atriz geraram uma grande polêmica e indignação, especialmente entre a comunidade judaica.

Assim, Jonathan Greenblatt, líder da Liga Antidifamação, tuitou:

“Não WhoopiGoldberg, o Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas — que eles consideravam uma raça inferior. Eles os desumanizaram e usaram essa propaganda racista para justificar o massacre de seis milhões de judeus. A distorção do Holocausto é perigosa.”

Em meio às críticas, poucas horas depois, Goldberg foi a rede social e pediu desculpas, dizendo:

“No programa de hoje, eu disse que o Holocausto ‘não foi sobre raça, mas sobre a desumanidade do homem em relação ao homem’. Eu deveria ter dito que foi sobre ambos.”

A ABC, emissora que transmite o talk show, não se manifestou sobre a polêmica.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›