Warner reforça decisão de boicote ao Globo de Ouro

A WarnerMedia também aderiu ao protesto contra a associação organizadora da premiação do Globo de Ouro. A empresa responsável pelos estúdios Warner Bros., o canal HBO e a plataforma de streaming HBO Max se juntou à Amazon e à Netflix num boicote à Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) até que ‘as mudanças sejam implementadas’.

“Embora elogiemos a aprovação dos membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood do plano para avançar em direção a uma reforma radical, não acreditamos que o plano vá longe o suficiente para abordar a amplitude de nossas preocupações, nem seu cronograma captura a necessidade urgente com a qual essas questões devem ser abordadas.

Os estúdios e canais da WarnerMedia vão se abster de envolvimento direto com a associação, incluindo entrevistas coletivas sancionadas pela associação e convites para seus jornalistas cubram outros eventos da indústria, até que as mudanças sejam implementadas.

“Isso abrange todas as produções da HBO, HBO Max, Warner Bros. Pictures Group, Warner Bros. Television, TNT e TBS”, declarou a WarnerMedia em uma carta aberta destinada ao presidente da HFPA, Ali Sar.

A carta aberta foi enviada pela WarnerMedia antes da rede NBC anunciar na tarde desta segunda-feira (10) que não transmitirá o Globo de Ouro de 2022.

Toda esta movimentação vem como resposta à uma reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação de Hollywood – que vão de esquemas de corrupção à assédios, racismo e falta de representatividade.

Globo de Ouro (Reprodução)

A reportagem apontou que dentre os 87 membros da HFPA, não há nenhum integrante negro. Além disso, Associação também foi acusada de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro.

Como exemplo, o Los Angeles Times citou uma viagem de luxo totalmente paga para membros da Associação para o set de Emily em Paris na França, que acabou revertida em 2 indicações para a série da Netflix disputar o Globo de Ouro.

A polêmica gerou vários protestos online e chegou a ofuscar a cerimônia do Globo de Ouro deste ano, que teve sua pior audiência de todos os tempos.

Defesa

O Globo de Ouro prometeu acrescentar 20 novos membros, a maioria composta por jornalistas negros e com supervisão de consultores de diversidade, a partir de setembro, e mais 20 até o fim do ano que vem. Por fim, os jornalistas que fazem parte da instituição não poderão receber itens promocionais de filmes e estúdios.

Ao perceber que esta proposta não traria as alterações profundas que muitos esperavam, além de manter o predomínio dos membros atuais, várias empresas e artistas de Hollywood iniciaram protestos contra o Globo de Ouro.

“Infelizmente, a lista de ‘reformas’ adotada ontem é muito insuficiente e dificilmente transformadora. Em vez disso, essas medidas garantem que os atuais membros do HFPA permaneçam em maioria e que o próximo Globo de Ouro seja decidido com os mesmos problemas fundamentais que existem há anos. A lista de recomendações da HFPA em grande parte não contém especificações, nenhum compromisso com responsabilidade real ou mudança, e nenhum cronograma real para implementar essas mudanças.

Os chavões adotados não são nem a transformação que foi prometida nem o que nossa comunidade criativa merece. Qualquer organização que se propõe a julgar nossa vibrante comunidade de criadores e talentos deve fazer melhor. Temos preocupações específicas sobre o cronograma para mudanças, já que o calendário de premiação tradicional de 2022 se aproxima, e não queremos enfrentar outro ciclo de premiação do Globo de Ouro com a problemática estrutura existente da HFPA. A menos que o Globo de Ouro seja adiado até 2023…”, escreveu Tina Chen, presidente e CEO da Time’s Up.

Atores do alto escalão de Hollywood, Mark Ruffalo e Scarlett Johansson expressaram suas frustrações e sugeriram o boicote, enquanto Tom Cruise optou por devolver as três estatuetas do Globo de Ouro que tinha conquistado por Nascido em 4 de Julho (1989), Jerry Maguire (1996)Magnolia (1999).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›