Voltando a Ler Mafalda é indispensável para os fãs de Quino e sua personagem

Documentário estreia esta semana no Disney+ e no Star+

Mafalda é uma das personagens de tirinhas mais conhecidas e queridas em todo o mundo, como também uma figura presente em vários livros de história, geografia e provas para vestibulares brasileiros.

O documentário Voltando a Ler Mafalda estreia no Disney+ e no Star+ no dia 27 de setembro. A produção argentina é um ótimo momento para o público fã da Mafalda conhecer ainda mais sobre esta obra prima de Quino.

Ao todo são quatro episódios, que contam com a participação cartunistas renomados como Maitena, Liniers, Montt, Tute, Rep, Kemchs e Raquel Riba Rossi, além depoimento de celebridades, fãs e imagens de arquivo com declarações de Quino.

Confira o trailer:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que esperar de Voltando a Ler Mafalda

Voltando a Ler Mafalda (Reprodução / Disney+)
Voltando a Ler Mafalda (Reprodução / Disney+)

Ao longo dos episódios, os fãs saberão mais sobre a origem de Mafalda, relembraram as tirinhas mais populares, além assistir análises sobre os contextos das histórias bem como dos personagens.

O documentário começa contando como Mafalda surgiu e suas primeiras tirinhas como parte de uma campanha publicitária. Em seguida revela como a garota se tornou um símbolo de críticas sociais, principalmente da vida da classe média.

Além disso, o documentário aborda alguns mistérios em volta da vida de Mafalda, com o nome real do pai dela. Os estereótipos usados nos pais da garota, que davam munição para vários questionamentos sob o olhar de uma criança.

Em seguida, relata como o universo da personagem cresceu acrescentando novos personagens além da própria família da protagonista. Há diversas curiosidades sobre Felipe, Manolito, Susanita, Miguelito, como também como cada um representa uma parte de Quino e suas referências e críticas à sociedade.

Voltando a Ler Mafalda também explora como essas tirinhas se tornaram uma forma de luta contra a ditadura não somente na Argentina, mas como também influenciou outros países ao redor do mundo.

O documentário ainda explora os últimos anos de Mafalda, como criação de Guille, o irmão dela, e a nova amiga Liberdade, capazes de deixar a protagonista sem resposta, ambos voltados para uma nova geração de leitores.

Voltando a Ler Mafalda é nostalgia

Quino, criador da Mafalda (Reprodução / Disney+)
Quino, criador da Mafalda (Reprodução / Disney+)

O documentário se torna indispensável para quem é fãs de Mafalda, como também para quem se interessa por história em mundo geral, como também para quem quer conhecer mais de Quino.

Com certeza haverá muitos momentos nostálgicos durante os quatro episódios dos documentos, ao relembrar tirinhas que se tornaram atemporais e servem de crítica para a sociedade mesmo depois de quase 60 anos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›