Voldemort não queria que Snape morresse em Harry Potter?

Lord das Trevas preferiu não usar o feitiço Avada Kedavra em seu ‘servo’

Quando Voldemort decidiu matar Severo Snape em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, ele escolheu não usar a maldição Avada Kedavra, como fazia com seus inimigos. Ao invés disso, ele ordenou que Nagini, sua cobra, fizesse o serviço. Mas qual a explicação?

Ao longo dos livros – e dos filmes – Voldemort lançou a maldição da morte em vários personagens, como Alastor Moody, Lílian Potter e Tiago Potter – os pais de Harry – mas a trágica morte de Snape foi um caso particular.

Em As Relíquias da Morte Parte 2, Voldemort se encontra com Snape e diz a ele que, embora tenha conseguido tirar a Varinha das Varinhas do túmulo de Dumbledore, ele sentia que a lealdade dela não estava com ele.

Voldemort (Ralph Fiennes) na franquia Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)
Voldemort (Ralph Fiennes) na franquia Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

Por isso, ele conclui que quem matou Dumbledore foi Snape e acredita que precisará matá-lo para que a lealdade da Varinha mude.

Voldemort também sabia que não poderia lançar Avada Kedavra em Snape, pois a Varinha não mataria seu próprio (e suposto) Mestre, então, ordenou que Nagini o fizesse.

Na realidade, porém, a Varinha pertencia a Draco Malfoy, que foi quem desarmou Dumbledore na Torre de Astronomia, significando que a trágica morte de Snape foi por nada, principalmente porque Voldemort ainda acreditava que ele era um Comensal da Morte leal e nem tinha nem ideia de sua ‘traição’.

Voldemort não queria que Snape morresse de verdade?

Existe uma teoria que explica a decisão de Voldemort de não usar a maldição da morte no seu ‘servo’.

Até a hora da morte, Snape conseguiu interpretar um agente duro impecável, com sua expressão firme e corajosa. Ele se mostrou como um dos servos mais confiáveis de Voldemort, ainda mais que o próprio Lúcio Malfoy.

Michael Gambon como Dumbledore e Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter
Michael Gambon como Dumbledore e Alan Rickman como Severus Snape em Harry Potter (Divulgação / Warner)

O respeito de Voldemort por Snape pode significar que, ao ordenar que Nagini o mordesse, o Bruxo das Trevas esperava secretamente que Snape sobrevivesse ao ataque.

Ao menos, funciona para que Snape sobreviva o suficiente para conseguir ter uma última interação com Harry, garantindo que ele consiga entender os motivos de suas ações e saber que ele era verdadeiramente leal a Lílian e Dumbledore.

A cena é um momento bastante emblemático para Snape e Harry – depois que o protagonista passou anos julgando mal seu professor de Poções – e não teria sido possível se Voldemort tivesse usado Avada Kedavra em Snape, que teria morrido instantaneamente.

Nagini em A Saga Harry Potter (Reprodução)
Nagini em A Saga Harry Potter (Reprodução)

Eventualmente, a confusão de Voldemort em torno da fidelidade da Varinha das Varinhas levou Harry a vencer o duelo contra ele.

Quando Harry desarma Draco de sua varinha normal após uma batalha, ele se tornou o dono da Varinha das Varinhas, o que o possibilitou matar Voldemort no final.

Os filmes de Harry Potter estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›