Veja cada easter-egg dos primeiros episódios de Andor

Os primeiros episódios de Andor tiveram algumas referências ao passado de Star Wars

A série Andor estreou no Disney+, e ao longo dos três episódios houve diversas referências e surpresas relacionadas a franquia Star Wars. Confira a seguir algumas delas.

Desde que eu tinha seis anos

Antonio Viña como Kassa, o jovem Cassian Andor, em cena da série Andor (Reprodução / Disney+)
Antonio Viña como Kassa, o jovem Cassian Andor, em cena da série Andor (Reprodução / Disney+)

No primeiro episódio de Andor, os espectadores começam a ver flashbacks da infância de Cassian em Kenari, seu planeta natal. As cenas o mostram vestindo equipamentos de combate e armas para investigar uma nave caiu perto da vila onde morava, uma decisão mudou a vida não somente de Andor, mas de todos os habitantes de Kenari.

Em Rogue One, Cassian conta a Jyn Erso sobre sua longa história como combatente da liberdade. “Estou nessa luta desde os seis anos de idade”, diz ele, enfatizando o quanto de sua vida foi gasta fugindo ou em conflito direto com o Império (mesmo que na época o Império não existisse, embora já dominasse a República de certa forma).

Naves rebeldes

Naves rebeldes em Star Wars (Reprodução)
Naves rebeldes em Star Wars (Reprodução)

A franquia Guerra nas Estrela apresentou diversos modelos de naves espaciais ao longo dos anos, mas algumas se tornaram icônicas e facilmente reconhecidas pelo público.

Perto do final do episódio de abertura da primeira temporada de Andor, Cassian é mostrado vasculhando um velho ferro-velho que ele pegou emprestado de um dos funcionários do estaleiro. Na verdade, ele está apagando informações incriminatórias dos registros da nave.

Durante algumas tomadas, os espectadores podem reconhecer algumas das outras naves que ocupam o pátio. Uma é a caça estelar Y-Wing, comumente usada pela Aliança Rebelde e vista pela primeira durante a cena da Estrela da Morte original.

A cena também mostra o que parece ser uma variante do airspeeder T-47 de O Império Contra-Ataca. Originalmente fabricados como caças, os T-47 foram modificados para vários propósitos por rebeldes durante a Guerra Civil Galáctica.

Clássica tecnologia Star Wars

Stellan Skarsgård como Luthen Rael e Diego Luna como Cassian Andor em Andor (Reprodução / Disney+)
Stellan Skarsgård como Luthen Rael e Diego Luna como Cassian Andor em Andor (Reprodução / Disney+)

Um dos aspectos mais distintos do universo Star Wars é sua estética retrô de ficção científica. Andor deixa claro desde o início que sua inspiração vem totalmente da tecnologia original e antiga dos primeiros filmes de Guerra nas Estrelas.

Das inúmeras telas de computador cheias de linhas duras às leituras digitais nos binóculos de Luthen Rael, a série abraça totalmente a aparência retro-futurista da arte conceitual original de Ralph McQuarrie.

O sigilo separatista

Símbolo da Aliança Separatista em Andor (Reprodução / Disney+)
Símbolo da Aliança Separatista em Andor (Reprodução / Disney+)

Nos flashbacks, quando Cassian e outros membros do vilarejo em que mora vão investigar a nave que caiu em seu planeta, eles percebem que algumas pessoas da tripulação ainda estão vivas.

Esses sobreviventes se mostram hostis, o que leva a um confronto. Nas mangas dos trajes espaciais é possível ver um hexágono azul e branco, segmentado que era o símbolo da Aliança Separatista durante as Guerras Clônicas.

O comportamento violento dos tripulantes pode estar ligado ao fato de que eles podem ter vindo diretamente de uma zona de guerra.

Um logotipo oculto da Aliança Rebelde?

Possível símbolo da Aliança Rebelde em Andor (Reprodução / Disney+)
Possível símbolo da Aliança Rebelde em Andor (Reprodução / Disney+)

No início do episódio 2, um lojista faz uma escolha ousada chamando a polícia para Cassian porque ele está com ciúmes de sua amizade com a mecânica Bix Caleen.

Para manter as coisas anônimas, ele vai para o que parece ser algum tipo de estação de transmissão pública. A marquise sobre o estabelecimento tem um logotipo de crescente vermelho que se parece muito com o símbolo da Aliança Rebelde.

Quase certamente não há conexão real, mas o sinal pode ser uma alusão sutil ao destino que logo vem para Cassian Andor. A chamada feita do centro de transmissão é a causa indireta de ele seguir Luthen na causa rebelde, e as semelhanças entre os dois logos parecem óbvias demais para que isso seja mera coincidência.

Excedente das Guerras Clônicas

Naves da República em Andor (Reprodução / Disney+)
Naves da República em Andor (Reprodução / Disney+)

Quando os agentes de segurança corporativa vêm muito bem-preparados com a Ferrix para caçar Cassian no episódio 2, eles não apenas se equipam com um grande poder de fogo, mas entram na superfície do planeta em naves que lembram as naves da República usadas nas Guerras Clônicas.

O design foi visto pela primeira vez em O Ataque dos Clones e permaneceu um marco em Star Wars desde então. Embora existam diferenças entre as antigas aeronaves de caça e as embarcações de desembarque vistas em Andor, a semelhança ainda é impressionante.

A terrível segurança do Império

Denise Gough como Dedra Meero em Andor (Reprodução / Disney+)
Denise Gough como Dedra Meero em Andor (Reprodução / Disney+)

No episódio 3, Luthen Rael pergunta como Cassian conseguiu roubar a tecnologia imperial “irrastreável”. Cassian apenas responde: “Você apenas entra como se pertencesse. Para roubar do Império, o que você precisa? Um uniforme, algumas mãos sujas e um kit de ferramentas imperial”.

Esta frase pode ser tomada como uma referência para as muitas vezes que os rebeldes se infiltraram com sucesso nas fortalezas imperiais usando disfarces básicos em toda a franquia.

As fugas de Cassian Andor

Diego Luna como Cassian Andor em Andor (Reprodução / Disney+)
Diego Luna como Cassian Andor em Andor (Reprodução / Disney+)

No final do episódio 3, há uma cena de fuga em Ferrix com Luthen Rael que se assemelha à partida de Cassian de Kenari. Cassian é conhecido por suas fugas. Tantas vezes diferentes em sua vida, ele quase morre ou foi pego, apenas para escapar por pouco.

A cena é trágica, não apenas porque enfatiza como Cassian deve repetidamente deixar as coisas para trás, mas porque prenuncia a única vez em que ele finalmente não consegue sair.

A maioria das pessoas que assistem Andor já sabe o destino final de Cassian, que ele morre no final de Rogue One depois de dar à Rebelião as ferramentas necessárias para derrotar o Império.

Fonte: Looper

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›