Três temas problemáticos em A Saga Crepúsculo que não funcionariam mais hoje

É sempre interessante olhar para trás e ver que algumas coisas que foram feitas em décadas passadas já não fazem mais tanto sentido atualmente e que são consideradas inaceitáveis. Isso prova que o mundo está evoluindo, mesmo que lentamente.

Por esse motivo, alguns elementos do enredo de A Saga Crepúsculo já não fazem mais tanto sentido hoje.

Temas Racistas

Cena de A Saga Crepúsculo
Cena de A Saga Crepúsculo

Um olhar mais próximo para toda a saga, não é tão fácil assim se sentir confortável com seus retratos negativos de uma pessoa que não seja totalmente “branca como o alabastro”, como diz a própria Stephenie Meyer.

Um dos problemas mais conflitantes na saga de vampiros escrita pela autora americana está principalmente ligado à forma como os índios americanos são retratados: eles são ‘animais selvagens’ ao longo de toda a série.

No romance de Meyer, os personagens não brancos existem apenas como uma ameaça aos ‘caras pálidas’. Além disso, vivem restritos a uma reserva, com praticamente zero contato com as pessoas da cidade.

Mesmo sendo um dos melhores amigos de Bella, Jacob serve apenas como um subterfúgio para aproximas os dois protagonistas brancos apaixonados.

Além disso, os dois únicos personagens negros no primeiro filme são os bandidos.

Um deles é um vampiro sanguinário que anda com gente como James e Victoria e o outro é um estudante de Forks que foi retratado como um adolescente inconsequente que quase mata Bella em um acidente de carro.

Bella devotando sua vida inteira ao namorado

Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)

Atualmente é praticamente impensável ou inaceitável testemunhar o quão devota Bella é a Edward ao ponto de ela não conseguir nem funcionar sem ele ao seu lado.

Isso sem contar as vezes que ele entra no quarto dela para a observar dormir sem sua permissão.

No segundo filme, as coisas ficam ainda mais complicadas quando ele a abandona sozinha na floresta, totalmente à mercê de qualquer criatura, inclusive outros vampiros.

Ao invés de reagir a isso se colocando por cima, entendendo o quão tóxico ele é para ela, Bella começa a definhar cada vez mais.

Há, inclusive uma cena bem dolorosa, onde ocorre toda uma montagem em dedicação à depressão que Bella vive após o término (e isso dura um ano inteiro).

É verdade que términos podem ser dolorosos, mas o sofrimento de Bella é um exagero.

Os comportamentos abusivos de Edward

Cena do filme Crepúsculo (Divulgação)

Embora eles tenham sido o casal mais badalado da cultura pop durante muito tempo, é absurdo que não tenha sido discutido mais abertamente a forma como Edward abusa emocionalmente de Bella por um longo período de tempo.

Ele é descontroladamente controlar e bastante possessivo – junto com Jacob. Ele acha o tempo todo que sabe o que é melhor para Bella, e a isola dos seus amigos. Além disso, ela abre mão de todos os seus familiares para viver com ele como vampira.

Para ficar ainda mais complicado, ele ameaça cometer suicídio quando não pode mais estar com ela. Esse assunto hoje seria tratado de uma forma bem diferente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›