Godzilla tem um longa estrada no cinema, começando com seu film solo em 1954 onde surge como resultado dos horrores da guerra e das bombas atômicas.
Desde então, o Rei dos Monstro ganhou diversas versões, seja como vilão, herói ou anti-herói. Se uniu a outro monstros, batalhou contra todo o tipo de criaturas, e viveu aventuras tanto em live-action quanto em animação.
Godzilla Minus One foi o primeiro filme da franquia a ganhar um Oscar. Por sua vez, a versão do Monsterverse tem carregado multidões para o cinema com filmes cheio de ação.
Com cerca de 38 filmes, a franquia tem histórias para todos os gostos. O site internacional IndieWire fez um ranking de cada um dos filmes do Godzilla, avaliando do pior para o melhor.
Os Cinco Piores
Godzilla: O Devorador de Planetas (2018)
![38. 'Godzilla: O Devorador de Planetas' (Era Reiwa)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BMWQ2Y2M3NWMtN2RhNS00MDUxLWEyMGYtMmNmYTA0Y2Y3MGJiXkEyXkFqcGdeQXVyODg1MTc3MTM@._V1_.jpg?w=800)
A trilogia anime de filmes do Godzilla da Netflix, dirigida por Kobun Shizuno e Hiroyuki Seshita, apresenta uma premissa intrigante. Com um história que acontece no futuro e com os humanos tentando recuperar os planeta Terra. No entanto, na prática, a trilogia é um ponto baixo total da franquia.
A última parte, em particular, é especialmente ruim. Nela, o arqui-inimigo de Godzilla, Ghidorah, enfrenta o monstro em uma batalha épica. No entanto, essa “épica” consiste principalmente em Ghidorah mordendo Godzilla no mesmo local por uma hora e 20 minutos, enquanto personagens de anime discorrem sobre mitologia de ficção científica absurda.
All Monsters Attack (1969)
![37. 'All Monsters Attack' (Era Showa, 1969)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/29343id_007_w1600.jpg?w=800)
A trama descarta a continuidade da série até então e apresenta um mundo onde Godzilla é um personagem fictício. A história segue Ichiro, um garoto intimidado e irritante, que sonha em visitar a Ilha dos Monstros e fazer amizade com o filho de Godzilla, Minilla.
Infelizmente, o filme não consegue esconder sua origem: quase todas as imagens de Godzilla e dos outros monstros são recicladas de filmes anteriores. Além disso, a trama do mundo real é desagradável e abaixo do esperado, mesmo para crianças.
Godzilla (1998)
![GODZILLA, Godzilla, 1998. ©TriStar Pictures/cortesia Everett Collection](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MCDGODZ_EC033.jpg?w=800)
A primeira versão hollywoodiana, dirigido por Roland Emmerich e estrelado por Matthew Broderick, desviou significativamente da fidelidade ao material original. Nessa versão, Godzilla é retratado como o resultado da mutação de um lagarto comum pelo governo francês, e suas características icônicas, como o bafo atômico, foram omitidas.
O filme, essencialmente, parece mais com Jurassic Park do que um autêntico filme de Godzilla. Mesmo avaliando-o por seus próprios méritos, ele é considerado maçante, mal feito e não particularmente memorável, com personagens humanos irritantes.
Godzilla: Cidade no Limiar da Batalha (2018)
![35. 'Godzilla: Cidade no Limite da Batalha' (Reiwa Era, 2018)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BOTgzNjViYmQtOTdlMy00MThlLWExMGItN2E4MTg4OWJjZmQ3XkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_.jpg?w=800)
O segundo filme da trilogia de anime marca o declínio da série. Ele segue quase o mesmo enredo exato do primeiro filme, mas deixa Godzilla de lado e alguns conceitos interessantes, como sua versão de Mechagodzilla, para focar em um drama de personagens.
Infelizmente, esse drama não acrescenta muito à trama. A falta de desenvolvimento do enredo torna dolorosamente evidente o quão esticada e prolongada é essa trilogia, deixando os espectadores com pouco além de alguns dos humanos menos simpáticos da história da série.
Godzilla: Planeta dos Monstros (2017)
![34. 'Godzilla: Planeta dos Monstros' (Era Reiwa, 2017)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BODgwZGQwZDMtMGFkYy00OTY1LTliOGQtMzdhNjk1NzhjZmNiXkEyXkFqcGdeQXVyNzI1NzMxNzM@._V1_.jpg?w=800)
O primeiro filme de anime da trilogia embora ainda seja considerado ruim, é significativamente superior aos outros filmes da trilogia. Isso se deve principalmente ao fato de que a história ainda não se perdeu em seu próprio lore e ambições filosóficas.
O enredo é relativamente simples: a humanidade enfrenta Godzilla quando ele retorna à Terra. Apesar da animação de qualidade inferior e da subutilização do próprio Godzilla, este filme é o mais competente da trilogia de anime. Em retrospectiva, talvez todos os envolvidos devessem ter encerrado isso mais cedo
Os Cinco Melhores
Godzilla vs. Hedorah (1971)
![5. 'Godzilla vs. Hedorah' (Era Showa, 1971)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BNTE3NzhlODEtZmFmZC00NmI1LWJhYWItOGFhODIwZTYwZGRkXkEyXkFqcGdeQXVyMTI3MDk3MzQ@._V1_.jpg?w=800)
Um dos filmes mais estranhos no cânone de Godzilla. Nessa história, o kaiju enfrenta um monstro que muda de forma e cresce em uma estranha pilha de lama, alimentada pela poluição das águas do Japão.
Com um estilo único, o filme apresenta algumas das melhores batalhas de monstros gigantes da Era Showa. Hedorah é um oponente único e genuinamente perigoso. Além disso, a mensagem ecológica do filme pode atrair as pessoas atualmente, especialmente considerando a crise de poluição que o Japão enfrentava na época.
Godzilla vs. Destroyah (1995)
![4. 'Godzilla vs. Destroyah' (Era Heisei, 1995)](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BMTc1NjM1ODA1MV5BMl5BanBnXkFtZTgwMzYyNzU5MTE@._V1_.jpg?w=800)
Este filme da Era Heisei enfrentou o desafio de encerrar a mitologia complexa desenvolvida ao longo de sete filmes. Ele se conecta fortemente ao filme original de 1954, com a participação comovente de Momoko Kōchi, a heroína do filme original.
A trama envolve Godzilla lutando contra Destroyah, um monstro nascido do Destruidor de Oxigênio que matou seu antecessor. As lutas entre os dois são emocionantes, e Destroyah tem um design elegante e incrível. O desfecho sombrio e belo sugere que a aventura continuará, mesmo que não a vejamos.
Shin Godzilla (2016)
![Cena de Shin Godzilla (Reprodução)](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1200,h_675/https://epipoca.com.br/wp-content/uploads/2023/12/shin-godzilla.jpg)
O filme mostra uma visão intrigante sobre o que aconteceria se o Japão moderno fosse confrontado com um monstro como Godzilla. O enredo se insere no mundo político japonês, onde o personagem principal, Rando Yaguchi, enfrenta burocracia, interferência estrangeira e interesses partidários conflitantes para lidar com a ameaça mortal que coloca o país em perigo.
A abordagem cínica e mordaz do filme em relação ao governo ineficaz do Japão torna o lado humano da história tão atraente quanto o próprio Godzilla. Este último é retratado como uma criatura profundamente perturbadora, inspirada no tsunami de 2011 que devastou o Japão. Shin Godzilla é inovador e criativo, explorando as diversas maneiras de retratar o icônico monstro.
Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (2001)
![2. 'Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack'](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MV5BM2M5MjhhNGQtNGYyNS00NDhkLTk0OTYtM2Q1MmUyZjRiMWRlXkEyXkFqcGdeQXVyNjQ2MzU1NzQ@._V1_.jpg?w=800)
Neste filme, Godzilla é retratado como o original de 1954, destinado a atacar o Japão moderno após ser possuído pelos espíritos daqueles que pereceram durante a era da Guerra do Pacífico.
A trama distorce a fórmula tradicional de Godzilla, com King Ghidorah e Mothra unindo-se como os espíritos guardiões da Terra para defender a humanidade dessa ameaça. A mensagem anti-guerra confere mais peso à destruição do filme.
Godzilla (1954)
![GODZILLA, (aka GOJIRA), Godzilla, 1954](https://www.indiewire.com/wp-content/uploads/2024/03/MBDGODZ_EC009.jpg?w=766)
Dirigido por Ishirō Honda este continua sendo o filme definitivo da franquia. Renderizado em preto e branco, ele é dolorosamente triste, abordando as consequências da guerra nuclear e o trauma ainda fresco na consciência japonesa na época de seu lançamento.
Diferentemente das sequências, o foco aqui está nas vítimas humanas das ações de Godzilla. O Rei dos Monstros é retratado como um animal trágico, vítima da guerra nuclear tanto quanto a população que tenta detê-lo.
O elenco humano, especialmente Takashi Shimura como o gentil Dr. Yamane e Akihiko Hirata como o moralmente conflituoso Dr. Serizawa, contribui para a profundidade emocional do filme. Godzilla permanece como um marco, com sua mensagem sombria contra a guerra ecoando ao longo do tempo.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_100,h_100/https://epipoca.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Sergio.jpg)
Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.