TNT não transmitirá o Globo de Ouro 2022 no Brasil

O canal por assinatura TNT, que tradicionalmente transmite o Globo de Ouro no Brasil, não deverá exibir a premiação em 2022. Em um comunicado ao site Splash, a assessoria do canal disse que seguirá as recomendações de sua matriz, a WarnerMedia, que aderiu ao protesto contra a organizadora da premiação, a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês).

A decisão da WarnerMedia e de outras instituições de Hollywood, como a NBC, a Netflix e a Amazon, se deve à práticas duvidosas da Associação como escândalo de racismo, esquemas de corrupção, assédio e falta de representatividade.

Uma reportagem do jornal Los Angeles Times revelou que dentre os 87 membros da HFPA, a organização não tinha nenhum votante negro. Além disso, eles também foram acusados de receber “mimos” em troca de indicações ao Globo de Ouro — uma forma antiética de tentar influenciar votos na hora da premiação.

Como exemplo, a matéria citou uma viagem de luxo totalmente paga para membros da Associação para o set de Emily em Paris na França, que acabou revertida em 2 indicações para a série da Netflix disputar o Globo de Ouro.

A polêmica gerou vários protestos online e chegou a ofuscar a cerimônia deste ano, que registrou sua pior audiência de todos os tempos.

Globo de Ouro 2021 (Divulgação)

Associação se defende

A Associação de Hollywood prometeu acrescentar 20 novos membros, a maioria composta por jornalistas negros, com supervisão de consultores de diversidade, a partir de setembro, e mais 20 até o fim de 2022. Por fim, os jornalistas que fazem parte da instituição não poderão receber itens promocionais de filmes e estúdios.

Ao perceber que esta proposta não traria as alterações profundas que muitos esperavam, além de manter o predomínio dos membros atuais, várias empresas e artistas de Hollywood iniciaram protestos contra o Globo de Ouro.

Em declaração à imprensa estrangeira, a WarnerMedia fez coro às preocupações desses ativistas, e ainda apontou que, de acordo com a linha do tempo definida pela HFPA, as próximas duas edições do Globo de Ouro (2022 e 2023) seriam “impactadas pelo mesmo corpo de votantes” da atualidade.

“Por muito tempo, exigências de ‘mimos’, favores especiais e pedidos pouco profissionais foram feitos pelo time do Globo de Ouro a nós e a outros em nossa indústria. Nos arrependemos de ter apenas reclamado, mas tolerado esse comportamento, até agora. Os estúdios e canais da WarnerMedia vão se abster de envolvimento direto com a associação, incluindo entrevistas coletivas e convites para seus jornalistas cubram outros eventos da indústria, até que as mudanças sejam implementadas”, declarou a WarnerMedia em uma carta aberta endereçada ao presidente da HFPA, Ali Sar.

Grandes astros de Hollywood, como Mark Ruffalo e Scarlett Johansson (de Os Vingadores) expressaram suas frustrações e apoiam o boicote. Já Tom Cruise devolveu as três estatuetas do Globo de Ouro que havia conquistado pelos filmes Nascido em 4 de Julho (1989), Jerry Maguire (1996)Magnólia (1999).

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›