Tim Burton relembra passagem pela Disney: “Relacionamento conturbado”

Na Disney, Burton fez um de seus primeiros trabalhos.

Tim Burton é um dos mais famosos diretores do cinema mundial, principalmente pela estética única e sombria de seus filmes. E ele dirigiu vários sucessos como Os Fantasmas Se Divertem, Edward Mãos de Tesoura e Wandinha.

Ele também é conhecido por animações como A Noiva Cadáver, 9 – A Salvação, e Frankenweenie. Sendo este último um de seus primeiros trabalhos através de um curta-metragem que depois virou filme.

No entanto antes de se tornar um produtor e diretor renomado, Burton fez uma passagem pela Disney onde trabalhou como animador depois de frequentar o Instituto de Artes da Califórnia.

Burton trabalhou para a Disney entre 1981 e 1984, onde produziu o curta-metragem Frankenweenie. A animação também foi a causa de sua demissão, pois a empresa alegou que história era muito assustadora para as crianças.

Tim Burton sabia que não daria certo na Disney

Em uma entrevista para Independent, Tim Burton relembrou sua passagem pela Disney. Ele admitiu que sabia desde o começou que ele não daria certo na empresa.

“Eu deveria ter sabido desde o início que tinha um relacionamento conturbado com a Disney. Esse deveria ter sido o primeiro sinal”.

“É como uma família. Posso olhar para trás e reconhecer os muitos, muitos aspectos positivos de trabalhar lá e todas as oportunidades que tive. Posso reconhecer cada um deles muito profundamente e de forma muito positiva. Da mesma forma, por outro lado, posso identificar o lado negativo e destruidor da alma. Como na vida, é uma mistura”, acrescentou o diretor.

Apesar disso, Frankenweenie acabou virando um filme em 2012, produzido pela própria Disney. O filme está disponível no Disney+.

Cena de Frankenweenie (Reprodução)
Cena de Frankenweenie (Reprodução)

Qual é o próximo trabalho Burton?

Atualmente Tim Burton está trabalhando em Os Fantasmas Se Divertem 2. Na mesma entrevista para o Independent, o diretor falou sobre o quanto está contente em trabalhar neste filme.

Segundo Burton, é como voltar ao básico, no qual trabalhará com pessoas, fantoches e muitos efeitos práticos.

“É por isso que é difícil para mim assistir aos filmes depois, porque ainda sinto alguma emoção. Mas gosto de todas as pessoas com quem trabalhei. Neste último, Beetlejuice 2, gostei bastante”, declarou o diretor

“Tentei despir tudo e voltar ao básico de trabalhar com boas pessoas, atores e fantoches. Foi como voltar ao motivo pelo qual eu gostava de fazer filmes”, ele acrescentou.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›