The Last of Us: Discurso de epidemiologista é baseado na ciência real?

Criador da série explicou o discurso epidemiologista nos primeiros minutos de The Last os Us

A trama de The Last of Us se aproxima não somente com a história do jogo de videogame, como também vida real, visto que o mundo passou com a pandemia de COVID-19.

Nos primeiros minutos da série da HBO, um epidemiologista (John Hannah), explica como um fungo pode ameaçar toda a raça humana se conseguir um ambiente adequado.

O epidemiologista usa como exemplo algumas espécies de fungos que controlam insetos. E diz como eles podem evoluir até o ponto de controlarem criaturas mais complexas, como seres humanos. Tudo o que esses fungos precisão é de um clima mais quente.

Em uma entrevista para o site The Hollywood Reporter, Craig Mazin, um dos criadores da série, foi questionado se o discurso do epidemiologista tem base na ciência real. Mazin afirmou:

“É real – é real na medida em que tudo o que ele diz que o fungo faz, eles fazem. E eles atualmente fazem isso e têm feito isso desde sempre. Existem alguns documentários notáveis que você pode assistir que são bastante aterrorizantes”.

Contudo, Mazin questionou se os fungos evoluíssem a ponto de controlar humanos fariam o mesmo que fazem com formigas.

“Agora o seu aviso – e se eles evoluírem e entrarem em nós? — de um ponto de vista puramente científico, fariam exatamente conosco o que fazem às formigas? Eu não acho. Duvido. Por outro lado, ele está certo – LSD e psilocibina vêm de fungos. O que eu disse a John foi: ‘O que estamos fazendo nesta cena é dizer às pessoas que isso sempre esteve aqui'”.

O fungo Ophiocordyceps unilateralis existe na vida real, e é encontrado em florestas tropicais. Eles costumam vários tipos de insetos, principalmente formigas.

Ellie pode ser salvação da humanidade em The Last of Us?

Anna Torv como Tess e Pedro Pascal como Joel em The Last of Us (Reprodução / HBO Max)
Anna Torv como Tess e Pedro Pascal como Joel em The Last of Us (Reprodução / HBO Max)

Em The Last of Us, Joel (Pedro Pascal) tem a missão de levar Ellie (Bella Ramsey) para um local seguro. Então, um grupo conhecido como Vagalumes pode analisar melhor a garota.

Aparentemente, Ellie é imune ao temido fungo Cordyceps. No final da série, ela mostra que foi mordida por um infectado, mas a infecção dela não se espalhou. Diversas vezes ela foi testa e não apresentou os sintomas de um infectado como desorientação e falta de coordenação motora.

Nos jogos, Ellie é imune ao Cordyceps.

Mais sobre a série

Neil Druckmann (o criador dos jogos) e Craig Mazin são os roteiristas e produtores da série. O elenco inclui Pedro Pascal como Joel, Bella Ramsey como Ellie, Gabriel Luna como Tommy Miller, Anna Torv como Tess, Merle Dandridge  como Marlene, Storm Reid como Riley e Nick Offerman como Bill.

Um novo episódio chega todo domingo simultaneamente na HBO e HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›