The Last Kingdom: 4 maiores acertos históricos da trama

The Last Kingdom é uma série que conta a história de Uhtred, um menino inglês cuja família é assassinada e cujo reino é conquistado pelos dinamarqueses – hoje conhecidos como vikings – que estavam invadindo a região da Inglaterra.

A trama se propõe a narrar alguns eventos que levaram à formação da Inglaterra como ela é conhecida hoje e, em vários momentos, apesar de cometer alguns erros, ela consegue ser bastante precisa historicamente falando. Entenda a seguir:

Rei Alfred

Ele realmente era o governante de Wessex durante este período de tempo, tendo ascendido ao trono em 871. Embora existam diferenças sutis entre a vida real de Alfred e o personagem retratado na série, seus traços importantes de personalidade são bem retratados.

A série retratou até mesmo a dor crônica que eles sentiam, que muitos historiadores acreditam que fosse resultado da Doença de Crohn, um tipo de enfermidade inflamatória do tubo digestivo que não possui causa definida.

Outro retrato fiel é que o rei Alfred era um severo defensor da igreja católica e não tinha nenhum tipo de aptidão para a batalha.

A Batalha de Edington

No final da primeira temporada da série, Uhtred aparece liderando as forças do exército do rei Alfredo em uma batalha contra Gunther e suas hordas. Há vários aspectos dessa batalha que foram adaptados para a ficção; um exemplo é que, na vida real, os dinamarqueses foram empurrados para um forte e depois foram sitiados, entretanto, na série, eles foram totalmente derrotados no campo de batalha.

De todo modo, no geral, os aspectos mais importantes da batalha, que tiveram consequências de longo alcance, permaneceram iguais.

Isso inclui o fato de que o rei Alfred convocou seus aliados para se juntarem a ele na batalha e eles conseguiram vencer os dinamarqueses.

Rei Alfred (David Dawson) em The Last Kingdom (Reprodução)
Rei Alfred (David Dawson) em The Last Kingdom (Reprodução)

Relações entre Wessex e Cornualha

Com Wessex compartilhando uma fronteira com a Cornualha, muitos ataques internacionais foram realizados e uma guerra entre os dois reinos ocorreu. Embora a Cornualha tenha aceitado a derrota e abandonado as atividades militares contra Wessex, Alfred tinha pouco controle sobre eles, já que ele possuía apenas algumas propriedades no nordeste.

Os personagens coadjuvantes

Do lado dinamarquês, há personagens como Ubba e Earl Guthrum que são figuras históricas reais.

Já no lado inglês, também existem personagens que existiram na vida real como a família do rei Alfred: sua esposa Eahlswith, o filho Eduardo e o sobrinho Aethelwold, bem como os oficiais nomeados por Alfred em Wessex, como Odda e seu filho.

O monge Asser também é uma figura histórica, e sua lealdade a Alfred, que ele demonstrou quando confessou uma traição de Uhtred a ele, é bastante crível, já que Asser escreveu uma biografia sobre ele.

A única discrepância que é perceptível é que o monge galês foi retratado com sotaque inglês na série, mas isso é detalhe.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›