A tecnologia mudou muitas coisas no dia a dia do ser humano. Uma delas foi a maneira como atualmente as pessoas assistem seus filmes, série e outros tipos de programas, com a criação dos serviços de streaming.
O único problema dos streamings é que se perdeu a noção do que a população anda vendo, já que, esse tipo de serviço não é coberto em pesquisas de audiência, com medições feitas apenas pelas próprias empresas, mas até isso vai mudar a partir de 2022.
A Kantar Ibope, uma das principais empresas responsáveis por índices de audiência no Brasil, acaba de anunciar que, a partir de abril do ano que vem, adicionará os streamings em sua cobertura de pesquisas de audiência.
A empresa explicou que devido ao crescimento de plataformas de streaming no país, percebeu-se a necessidade de acompanhar e divulgar suas informações, para que seja possível mostrar mais claramente o impacto que esse tipo de serviço tem nos hábitos de consumo dos brasileiros.
Segundo a Kantar o plano é entender melhor as preferências do público brasileiro, tanto as plataformas mais acessadas, quanto aos títulos mais assistidos em cada uma delas, o que é importante não só socialmente, mas até financeiramente.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1570,h_1253/https://epipoca.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Plataformas-de-Streaming-brasileiras-Reproducao.jpg)
Tanto as atuais plataformas poderão aproveitar os resultados das pesquisas para melhor direcionar seus conteúdos, quantos novas empresas interessadas em disponibilizar serviços de streaming poderão adentrar o mercado mais preparadas.
Segundo o site Mundo Conectado, a Kantar Ibope fará sua medição dos índices por meio de uma ferramenta que é nova, mas já foi testada e aprovada no Reino Unido.
O Brasil já conta com plataformas como a Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+, Apple TV+, Star+, Starzplay, Paramount+, Globoplay, YouTube, entre outros, cada um deles lutando pela atenção (e assinaturas) do público brasileiro em uma guerra de conteúdos.
O Disney+, por exemplo, firmou parceria com a Marvel, para mostrar que não tem apenas conteúdo infantil, enquanto a Netflix tem investido muito em novos títulos, tanto de filmes como Alerta Vermelho, quanto de séries como The Witcher.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcha, formada em Jornalismo e Pedagogia, crocheteira,”mãe” da dog Katy, apaixonada por filmes e séries de gêneros variados e por escrever. Sou redatora do site E-Pipoca especialista em cultura pop, cinema, streaming e TV.