Símbolo da Mulher-Maravilha é cheio de significados que os fãs precisam conhecer

Personagem representa os Estados Unidos, mas não esconde suas origens.

Durante muito tempo, a história da Mulher-Maravilha dizia que ela era uma escultura de barro que recebeu vida através de sua mãe, Hipólita, e do panteão grego.

O universo DC pós-Flashpoint, entretanto, a restabeleceu como a filha biológica de Hipólita e Zeus.

Assim, o logotipo no seu traje se tornou ainda mais proeminente como um dos elementos mais importantes de sua roupa, representando seu ‘velho país’, sua nova casa e sua herança Olimpiana.

Cena de Mulher-Maravilha (Reprodução / DC)
Cena de Mulher-Maravilha (Reprodução / DC)

O significado da águia

Os emblemas no peito são, provavelmente, a característica mais comum dos trajes de todos os super-heróis. Eles representam sua identidade e há várias razões para serem utilizados.

No caso do Superman, por exemplo, o famoso logotipo S é, na verdade, o símbolo da Casa Kryptoniana de El e representa a esperança.

O emblema de Batman, por sua vez, em algumas edições, destina-se a atrair tiros para a área mais protetora de seu traje blindado.

Já a Mulher-Maravilha, durante maior parte do tempo, seu logotipo foi uma águia, ligando-se à iconografia estadunidense de seu traje, mas, devido ao passado como guerreira amazônica, o símbolo também tem um significado adicional.

Ela permaneceu como um componente consistente do traje, embora tenha sido substituída por um par de W empilhados entre 1982 e 2006, e embora seja um componente óbvio de seu patriotismo na Segunda Guerra Mundial, também é relevante para sua herança grega.

A águia careca é o animal nacional dos Estados Unidos, mas a águia dourada é um símbolo de Zeus, então o logotipo da Mulher Maravilha, por ser uma águia careca dourada, pode ser interpretado como representando ambos.

Mulher Maravilha (Divulgação)

Simbologia também destaca o status da Mulher-Maravilha como uma imigrante

Ao longo do tempo, os super-heróis foram usados como metáforas para a imigração, o que é algo até apropriado, considerando que há vários grandes heróis da DC e da Marvel que são criados por imigrantes.

Para a Mulher Maravilha, essa qualidade é muito mais literal do que metafórica, pois ela deixa sua nação fictícia de Themyscira e se torna uma cidadã estadunidense, mantendo sua herança ao mesmo tempo em que abraça sua nova casa enquanto luta contra o fascismo e todas as formas de ódio e intolerância.

Com isso, o emblema da Mulher-Maravilha não é menos significativo, mas representa o passado e o presente de Diana Prince ao mesmo tempo em que assume um novo significado na continuidade atual da DC.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›