Segunda Guerra impactou Disney e quase a levou à falência

Filme que sucedeu Branca de Neve só aconteceu 13 anos depois

Branca de Neve e os Sete Anões foi lançando em 1937 como o primeiro longa-metragem da Disney e se tornou um sucesso comercial e de crítica tão grande que parece estranho pensar que o estúdio só se dedicou a lançar um novo filme de princesas 13 anos depois.

O filme arrecadou 8 milhões de dólares internacionalmente em comparação com seu orçamento de 1,5 milhões. Colocando em valores atuais, a produção ainda está entre os dez filmes de animação tradicionais de maior bilheteria do mundo.

Mas por que então a Disney demorou tanto para fazer um novo filme da mesma temática?

Entre os anos que se passaram desde o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões até o lançamento de Cinderela, que só aconteceu em 1950, a Disney permaneceu lançando outros títulos como Pinóquio e Bambi, além de Fantasia, com Mickey Mouse no papel principal.

Mas a demora mesmo para lançar Cinderela como segundo filme de princesas se deu por causa do impacto da Segunda Guerra Mundial nos estúdios da Disney.

Depois que os Estados Unidos entraram na Guerra em 1941, o humor do povo estadunidense não tinha muito espaço para histórias de princesas e suas vontades.

Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução)1
Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução / Disney)

O livro Disney Princess: Beyond the Tiara explica como as tropas do Exército dos EUA requisitaram parte dos estúdios da Disney em Burbank durante a guerra, e todos no estúdio, incluindo animadores, se juntaram ao esforço de guerra.

Eles começaram a usar suas habilidades para trabalhar na criação de filmes de treinamento militar, alguns curtas educacionais e até mesmo insígnias militares.

O próprio Pato Donald foi bastante utilizado nesses filmes de propaganda, como foi o caso de curtas como Donald Gets Drafted, em 1942, e Commando Duck, em 1944.

Com isso, a Disney precisou esperar até o final da Segunda Guerra Mundial para considerar levar uma nova história de princesa de volta às telonas.

Fada Madrinha e Cinderela em Cinderela (Reprodução)
Fada Madrinha e Cinderela em Cinderela (Reprodução)

Como Cinderela salvou a Disney

Cinderela entrou em desenvolvimento em 1948 como uma adaptação do conto de fadas francês de Charles Perrault com o mesmo nome.

Na época, os estúdios Disney estavam à beira da falência, com uma dívida de 4 milhões de dólares. O lançamento de Cinderela era um grande risco, mas o estúdio decidiu arriscar.

No fim, o filme foi um enorme sucesso comercial e de crítica e se tornou a animação de maior sucesso desde Branca de Neve e os Sete Anões.

Cinderela fez tanto sucesso que o castelo do filme serviu de base para o logotipo de produção da Walt Disney Pictures, aparecendo no início de cada um de seus filmes. Uma versão real do castelo também foi construída em vários parques da Disney.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›