Sandman é 50 anos mais velho do que a maioria pensa

O Sandman de Neil Gaiman não foi o primeiro da DC

Embora tenha se tornado mais popular recentemente com o lançamento de sua série na Netflix, Sandman é um velho conhecido dos leitores dos quadrinhos da DC Comics, que em sua maioria acompanham as histórias do personagem desde 1989, apesar de ele ser 50 anos mais velho que isso.

Publicada pela Vertigo, um selo da DC Comics, e escrita por Neil Gaiman, as HQ para adultos trouxe o sombrio mundo do governante de Sonhar, que é um membro dos Sete Perpétuos, que são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos.

Diferente da maioria das histórias da editora americana, Sandman não segue a comum linha de heróis e vilões que lutam, com o herói sempre vencendo e salvando o mundo, e essa diferença o tornou um sucesso imenso entre os adultos que gostam de quadrinhos.

The Sandman
The Sandman (Reprodução)

Apesar de o Sandman de Gaiman ser o mais reconhecido pelos leitores da DC Comics, ele não foi a primeira versão da editora, para começar ele já era uma reformulação do super-herói criado por Jack Kirby, em 1974.

A primeira versão

Mas o personagem de Kirby também não foi a primeira versão, o primeiro Sandman nasceu 50 anos antes do de Gaiman.

Criador de vários heróis da DC Comics, entre eles Flash, Gardner Fox criou Wesley Dodds,a versão mais antiga de Sandman, que foi lançada em 1939, como um membro da equipe que antecedeu a Liga da Justiça, a Sociedade da Justiça.

Semelhante a outros heróis da época, como o Vingador Escarlate, Sandman era um tipo estranho de vigilante, um alter ego criado por um milionário excêntrico que tinha o desejo de combater o crime nos anos 1930, e resolveu fazer isso vestindo um terno verde, chapéu e uma máscara de gás.

Capa de revista com Sandman original, criado por Gardner Fox e lançado em 1939
Sandman original foi criado por Gardner Fox e lançado em 1939 (Reprodução)

A vida do herói não foi difícil para ele depois de ter passado um tempo no oriente, onde ele estudou ervas medicinais e artes marciais, experiência que o ajudou a lutar e criar uma variedade de gases, que ele utilizava contra os criminosos, em sua uma pistola de gás.

Apesar de ter se tornado um personagem importante da DC em sua época a versão de Fox durou apenas sete anos, com sua última aparição acontecendo na Adventure Comics nº 102, lançada em 1946.

Garrett Sanford

Imagem do segundo Sandman, que foi criado por Jack Kirby e lançado em 1974
Segundo Sandman foi criado por Jack Kirby e lançado em 1974 (Reprodução)

Demorou quase 30 anos para o personagem ser reinicializado por Kirby, que criou Garrett Sanford, mais conhecido por seu nome de super-herói, Sandman.

Com um estilo bem mais legítimo de herói, vestindo capa, e um uniforme amarelo e vermelho, o Sandman de Kirby era o herói perfeitinho e exemplar como Superman, que inspirava as crianças que ajudava.

Apesar de não terem conseguido grandes sucesso, as duas primeiras versões acabaram sendo muito úteis, já que deixaram um legado que inspirou Gaiman a criar a sua, que acabou se tornando o fenômeno que todos conhecem.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›