Conheça o fungo da vida real que serviu de inspiração para The Last of Us

The Last of Us é mais novo fenômeno da HBO

Em The Last of Us, o fungo Cordyceps devasta a humanidade. Este fungo infecta o cérebro das pessoas e toma controle de todo o corpo da vítima. Com o tempo, o fungo evolui e transforma o hospedeiro em algo monstruoso, até finalmente matá-lo.

O fungo do jogo da Naughty Dog, e que agora foi adaptado em forma de série pela HBO, é baseado em um fungo de mesmo nome. Existem diversos tipos de fungos Cordyceps, e cada um deles se especializa em infectar um tipo de inseto.

O mais conhecido tem o nome científico de Ophiocordyceps unilateralis. Quando os esporos do fungo infectam uma formiga, por exemplo, o inseto passa a não conseguir viver na colônia. Assim, quando uma formiga descobre que uma companheira está infectada ela a leva para longe do formigueiro.

Depois de dominar o cérebro da formiga, o fungo faz ela procurar um lugar alto. Então, ao encontrar um ambiente propício para crescer, o fungo começa a brotar da cabeça da formiga. O crescimento dura três semanas, e então lança seus esporos no ar e reinicia o ciclo.

Um documentário da BBC mostra todo esse ciclo, confira o vídeo a seguir:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Discurso de epidemiologista em The Last of Us se baseia na ciência real?

Clicker em The Last of Us (Reprodução / HBO)
Clicker em The Last of Us (Reprodução / HBO)

Logo no início da série, um epidemiologista alerta sobre o aquecimento global e como isso pode contribuir para a evolução de algumas espécies de fungos, o que pode ser o fim da humanidade.

Em uma entrevista para o site The Hollywood Reporter, Craig Mazin, um dos criadores da série, afirmou que o discurso do epidemiologista é baseado na ciência real.

“É real – é real na medida em que tudo o que ele diz que o fungo faz, eles fazem. E eles atualmente fazem isso e têm feito isso desde sempre. Existem alguns documentários notáveis que você pode assistir que são bastante aterrorizantes”.

“Agora o seu aviso – e se eles evoluírem e entrarem em nós? — de um ponto de vista puramente científico, fariam exatamente conosco o que fazem às formigas? Eu não acho. Duvido. Por outro lado, ele está certo – LSD e psilocibina vêm de fungos. O que eu disse a John foi: ‘O que estamos fazendo nesta cena é dizer às pessoas que isso sempre esteve aqui'”.

Um novo episódio de The Last of Us chega todo domingo simultaneamente na HBO e na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›