Relembre as melhores estratégias de marketing de filmes de terror

Técnicas que chamam a atenção garantem cinemas cheios de espectadores intrigados

Um filme pode ser o mais interessante do mundo, mas ele não vai encher os cinemas de gente se não tiver um marketing adequado. Com os filmes de terror, então, o público cativo não se arrisca por pouco.

Existem alguns projetos, no entanto, que se destacam por tentar coisas fora do comum. Dependendo da estratégia, a curiosidade que despertam pode ser decisiva para que eles sejam um sucesso ou não.

Veja a seguir algumas das estratégias de divulgação de filmes mais memoráveis do terror (compiladas pelo Collider), e onde encontrá-los.

M3GAN

M3GAN, novo filme de terror de James Wan, acabou viralizando sem querer, por conta de uma cena de dança do trailer que encheu as redes sociais de paródias. Aproveitando a deixa, a produção do filme começou a levar um flash mob de M3GANs em eventos esportivos e tapetes vermelhos para dançar.

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Estreia nos cinemas em 19 de janeiro.

Sorria

Robin Weigert como Dra. Madeline Northcott em Sorria (Reprodução)
Robin Weigert como Dra. Madeline Northcott em Sorria (Reprodução)

Considerado um dos melhores filmes de terror de 2022, Sorria também usou a estratégia de M3GAN para se divulgar. Vários atores foram contratados para ficar nas arquibancadas de jogos sem se mexer, apenas sorrindo sinistramente.

Disponível para aluguel e compra no YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video.

A Bruxa de Blair

O legado de A Bruxa de Blair deu origem a um subgênero que é usado e abusado até hoje. Chamado found footage, ele se baseia em simular uma gravação caseira do ponto de vista do personagem.

Lançado nos anos 1990 quando a internet ainda não tinha o alcance que tem na atualidade, o marketing do filme usou isso a seu favor. Divulgado como se fosse um caso real de desaparecimento cujo conteúdo nas fitas era real, muitos espectadores acreditaram por muito tempo que os eventos do filme tinha acontecido de verdade.

Campanha de busca de Heather, Josh e Mike para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)
Campanha de busca de Heather, Josh e Mike para marketing de A Bruxa de Blair (Divulgação)

Disponível no HBO Max e Star+.

Hereditário

Hereditário ainda é lembrado como um dos melhores filmes do gênero da última década, e tão sinistro quanto sua história foi o jeito como os produtores fizeram propaganda da produção.

A personagem Charlie, vivida por Milly Shapiro, junta lixo e retalhos e cria bonecas, estas que tiveram cópias enviadas para influenciadores em caixas sem marcação. O grande detalhe que torna a entrega mais assustadora foi o fato de que nenhum deles havia passado seu endereço a ninguém.

Milly Shapiro é Charlie em Hereditário (Reprodução)
Milly Shapiro como Charlie em Hereditário (Reprodução)

Disponível na Netflix e HBO Max.

A Casa de Cera

A abordagem de marketing de A Casa de Cera foi única, e se baseou não em sua história ou seus personagens, mas em uma de suas atrizes: Paris Hilton. A socialite estava no auge de sua fama na época do filme, e tinha uma quantidade enorme de pessoas que a detestava por ser rica e segundo elas, sem talento.

A Warner usou o ódio à artista a seu favor, e prometeu algo aos espectadores: “veja Paris morrer”. Paris não ficou ofendida com a brincadeira, muito pelo contrário: ela foi vista durante a divulgação do filme posando em vitrines que continham a frase (see Paris die, em inglês).

Paris Hilton em frente à vitrine anunciando sua morte em A Casa de Cera (Reprodução/EW)
Paris Hilton em frente à vitrine anunciando sua morte em A Casa de Cera (Reprodução/EW)

Disponível no HBO Max.

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