Reese Witherspoon relembra ter chorado por caricatura machista

Reese Witherspoon participou recentemente do podcast We Are Supported By, apresentado por Kristen Bell e Monica Padman. Na ocasião, a atriz se abriu sobre uma situação constrangedora que lhe ocorreu em 2015, quando ela, Blake Lively, Jessica Alba e Lauren Conrad foram retratadas de forma machista em uma matéria da TIME.

De acordo com a atriz, ela chegou a chorar por ter sido retratada usando um avental e aspirador de pó no artigo nomeado “As novas divas domésticas de Hollywood”. O texto parecia desmerecer as estrelas citadas, todas haviam na época inaugurado negócios próprios.

Reese havia inaugurado na época o Draper James, um site de comércio eletrônico que vende roupas, acessórios e produtos caseiros. Porém, pela visão do jornalista ela e as outras envolvidas estariam ‘vendendo o efêmero de sua felicidade doméstica’.

“Acho que era 2015. Eu tinha começado um negócio de roupas. Gwyneth estava realmente crescendo com a Goop. Blake Lively tinha um negócio, Jessica Alba tinha um negócio e eles fizeram uma caricatura de todos nós. Estávamos em vestidos de baile e eles colocaram nossas cabeças, e Jéssica estava segurando um ferro, e eu estava segurando um aspirador de pó. A coisa toda foi tão ofensiva que comecei a chorar.”

Reese também comentou que a publicação chegou a se desculpar pela matéria, mas para ela o problema era mais amplo.

“Eu nem estou falando sobre 10 anos atrás. Estou falando de 2015, quando decidimos, tudo bem, vamos ser empreendedoras, dar uma tacada, investir nosso próprio dinheiro, nosso próprio tempo, nossa própria reputação e tentar fazer algo que George Clooney fez, Robert De Niro conseguiu – e está sendo ridicularizado por isso. Essa mensagem para as meninas é:’ Se você teve sucesso em uma área, não pode ter sucesso em outra.”

Reese Whiterspoon/ Hello Sunshine (Divulgação)

Mas a estrela de Legalmente Loira também disse na entrevista em podcast que o incidente a ajudou a criar sua produtora Hello Sunshine. A produtora, que foi vendida esse ano por quase 1 bilhão de dólares, foca em produzir narrativas de diferentes tipos de mulheres.

Sobre a venda da empresa, Whiterspoon disse que isto a fez sentir que o mercado hoje valoriza mais as mulheres.

“O que me deixou feliz com o anúncio [Hello Sunshine] é que o mundo bancário e o mundo do patrimônio privado valorizam algo que é sobre mulheres e mulheres contarem histórias de uma forma tão ampla.”

“Como mulher, não acho que estejamos tão cotadas quanto nossos colegas do sexo masculino”, disse ela posterionemente à revista Times como uma resposta ao artigo.

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