Co-fundador da Netflix deixa o cargo; entenda o motivo

Esta decisão estava nos planos de Reed Hastings há anos

Reed Hastings, um dos fundadores da Netflix e que liderou a empresa por mais de 20 anos, deixou seu cargo de co-CEO. De acordo com a Vanity Fair, ele será presidente executivo da empresa. O gerenciamento agora está por conta de Ted Sarandos e Greg Peters.

A Netflix começou como um negócio de DVD por correio, até que se tornou uma gigante do streaming. A decisão de Hastings de deixar o cargo de CEO está em seus planos há anos.

Em 2020, Hastings promoveu Ted Sarandos de chefe de conteúdo para co-CEO, e Peters de chefe de produtos para diretor de operações, como também delegou a eles outros gerenciamentos da empresa.

Assim, Bela Bejaria, a chefe de televisão, sucederá Sarandos como diretora de conteúdo. Por sua vez, o chefe de cinema Scott Stuber assumirá o papel de presidente do negócio de filmes.

Executivos da Netflix comentam mudanças na empresa

“Foi um batismo de fogo, devido à COVID e aos desafios recentes em nossos negócios”, disse Hastings em um comunicado compartilhado pela revista Vanity Fair. E acrescentou:

“Mas ambos administraram incrivelmente bem, garantindo que a Netflix continuasse melhorando e desenvolvendo um caminho claro para reacelerar nossa receita e crescimento de ganhos. Portanto, o conselho e eu acreditamos que é o momento certo para concluir minha sucessão.”

Também em um comunicado, Sarandos agradeceu a Hastings por sua liderança, orientação e amizade.

“Todos nós aprendemos muito com seu rigor intelectual, honestidade e vontade de fazer grandes apostas – e estamos ansiosos para trabalhar com ele por muitos anos ainda”.

E acrescentou que Bajaria e Stuber são “excelentes executivos criativos com histórico comprovado na Netflix.”

Altos e baixos

Por muito tempo a Netflix dominou o mundo do streaming, contudo, diversos estúdios lançaram seus próprios serviços como Disney+, HBO Max e Paramount+.

Até 2020, a Netflix tinha cerca de 36,6 milhões de assinantes em todo o mundo. Com a pandemia da COVID e a chegada de novos streamings, ela passou a perder milhões de assinantes.

Outro fator que prejudicou a empresa foram os vários cancelamentos de séries que deixaram muitos assinantes descontentes, bem como o aumento de preço da mensalidade.

Para tentar conter a saída de assinantes, a empresa implantou um plano mais barato com propagandas. Segundo a Vanity Fair, a empresa pretende investir em mais programações fora dos Estados Unidos, e projetos com idiomas locais que possam se tornar sucessos globais.

Entre os maiores sucessos da Netflix estão Orange is the New Black, Stranger Things, Round 6, La Casa de Papel e Bridgerton.

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