Recapitulação da 4ª temporada de The Handmaid’s Tale antes da 5ª temporada

Sem tempo para maratonar e querendo lembrar alguns pontos importantes da 4ª temporada de The Handmaid's Tale antes da 5ª temporada chegar? Confira este resumão

A quinta temporada de The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia, no Brasil) chegará neste mês.

Após um caminho desesperado, parece que um pouco de esperança apareceu e Gilead parece estar enfraquecendo.

Relembre o que aconteceu com June e várias outras pessoas na 4ª temporada de The Handmaid’s Tale e se prepare para a 5ª temporada.

Um segundo plano de fuga

June (Elisabeth Moss) em The Handmaid's Tale (Reprodução)
June (Elisabeth Moss) em The Handmaid’s Tale (Reprodução)

Depois de ajudar um avião cheio de crianças a fugir para o Canadá, June foi baleada, mas as aias conseguem levá-la para uma casa segura. A casa pertence a Esther, que tem apenas 14 anos, mas é casada com um comandante mais velho, Keyes.

Ele parece estar sofrendo de demência, da qual Esther está aproveitando ao máximo. Enquanto June é cuidada por Esther, Janine, Alma e Brianna, e duas outras aias, June começa a se sentir protetora de Esther. Quando ela descobre que um bando de pessoas da cidade estuprou Esther, June realiza um pseudo-julgamento no celeiro e Esther executa um dos estupradores.

Isso inspira June a recuperar seu poder e planejar outra fuga de Gilead. Quando ela procura uma nova casa para as aias irem em seguida, ela descobre um bordel, cheio de um monte de comandantes de alto escalão e Jezebels.

Esther prepara um coquetel de frutas venenosas para eles, e juntos eles envenenam vários comandantes. Infelizmente, os Olhos encontram a casa da fazenda logo depois, liderados por Nick, que leva June sob custódia. Ela é torturada para desistir da localização das aias.

Ela se recusa, e eles jogam duas Marthas de um telhado por sua recusa. Nada parece funcionar até que eles trazem sua filha, Hannah, e ameaçam machucá-la. June fica arrasada ao ver que Hannah, agora mais velha, não só não se lembra dela, mas tem medo dela.

June fica indefesa e desiste do local onde elas estão escondidas na fazenda de Esther. Elas são capturadas e condenadas à “Colônia Magdelene”, que é de alguma forma a pior parte de Gilead.

No entanto, a caminho da Colônia, o caminhão para em um trilho de trem e as aias fazem uma pausa. Seis garotas correm para salvar suas vidas. O motorista consegue atirar e matar duas delas, enquanto June e Janine conseguem fugir e pular os trilhos antes que o trem chegue. Alma e Brianna não têm a mesma sorte e são mortas pelo trem.

Finalmente livres, June e Janine têm que se esconder em um vagão cheio de leite frio para fugir. Quando o trem para, elas se encontram em Chicago. Chicago não está tecnicamente em Gilead, mas é bem perto e Gilead está se aproximando para tomar a cidade.

June e Janine encontram um grupo de lutadores para se juntar. Seu líder, Steven, concorda em conceder-lhes refúgio, desde que um deles o agrade oralmente. June fica horrorizada, mas Janine concorda, pois acredita que é melhor do que ficar sozinha nas ruas.

June, não satisfeita com o novo “relacionamento” de Janine com Steven, quer sair. Janine decide ir com ela, e elas são imediatamente apanhadas no bombardeio da cidade.

Enquanto isso, em Gileade…

Tia Lydia (Ann Dowd) em The Handmaid's Tale (Reprodução)
Tia Lydia (Ann Dowd) em The Handmaid’s Tale (Reprodução)

O comandante Lawrence está com sérios problemas, já que foi sua aia, June, que liderou a rebelião. Ele está totalmente preparado para ser executado, mas em vez disso é contratado como consultor do Conselho de Comandantes. Ele não tem o poder que tinha, mas eles ainda precisam de seu cérebro estratégico.

Tia Lydia também está em uma situação ruim depois de deixar as aias escaparem. Ela está sendo pressionada para uma aposentadoria antecipada por sua antecessora, tia Ruth.

Lydia se aproxima de Lawrence com um acordo. Se ele a reintegrar como tia ativa, ela o ajudará a ser reintegrada ao conselho com toda a sujeira que ela tem sobre todos os comandantes do conselho.

O plano deles funciona, e os comandantes seguem o conselho de Lawrence de ter um cessar-fogo temporário em suas fronteiras para permitir a entrada de alguma ajuda humanitária. Ele está bastante satisfeito consigo mesmo até perceber que eles só concordaram porque estavam planejando um ataque aéreo em Chicago.

A nova vida dos Waterfords

Serena (Yvonne Strahovski) em The Handmaid's Tale (Reprodução)
Serena (Yvonne Strahovski) em The Handmaid’s Tale (Reprodução)

Enquanto isso, no Canadá, Serena e Fred se voltaram um contra o outro quando perceberam que talvez tivessem que pagar as consequências reais por suas ações horríveis em Gilead.

Quando eles ouvem sobre o avião pousando com todos os fugitivos, Serena tenta fazer uma tentativa de reconciliação, mas Fred não tem interesse. As coisas ficam realmente complicadas quando o agente Tuello dá a Serena os resultados de seu exame físico, e acontece que ela está grávida. Tudo que Serena sempre quis ela agora tem, e ela está presa.

Percebendo que ela terá que criar o bebê sozinha, ela envia um pedido para Rita para ver se sua ex-Marta vai assinar para ser uma cuidadora de seu filho ainda não nascido.

Rita considera isso, mas logo envia uma carta informando que ela não vai ajudá-la e, em vez disso, deixa Fred saber o segredo, o que Serena pediu especificamente para ela não fazer.

Fred e Serena precisam se unir contra June e seu testemunho. Eles finalmente decidem fazer um acordo e informar o TPI sobre todo o funcionamento interno de Gilead em troca da libertação dele e de Serena.

Moira, que trabalha com uma organização de ajuda, fica chocada quando chega a Chicago e encontra June entre os escombros após o bombardeio. Moira convence June a ir com ela no barco de resgate para o Canadá.

Depois de uma jornada perigosa e tendo que convencer alguns guardas de fronteira de Gilead de que June é uma trabalhadora de socorro e não uma fugitiva, June finalmente chega ao Canadá.

Pode ser hora de alguma terapia

June (Elisabeth Moss) em The Handmaid's Tale (Reprodução)
June (Elisabeth Moss) em The Handmaid’s Tale (Reprodução)

June se reúne com Luke e Rita, junto com sua filha Nicole. O retorno de June à normalidade está longe de ser rápido, pois ela é imediatamente informada de que Serena está grávida, o que a deixa com raiva.

Luke só começa a entender seu trauma depois que ele se senta em seu testemunho quando ela aparece perante o Tribunal Penal Internacional. Mais tarde naquela noite, June se força a Luke, e ele percebe que ela precisa de uma terapia séria.

A velha amiga de June de Gilead, Emily, voltou a ser conselheira e dirige uma sessão de terapia em grupo para ex-prisioneiros de Gilead. Emily parece estar lidando com seu trauma e tem um bom controle sobre sua nova realidade até que uma ex-Marta se aproxima dela pedindo perdão e Emily não lhe dá tempo.

Quando a ex-Martha morre por suicídio, Emily não tem simpatia. Moira faz parte do grupo e realmente quer que o grupo trabalhe para deixar seu trauma no passado e encontrar um caminho a seguir.

Quando June chega, ela fica brava e aproveita toda a raiva deles, incluindo a de Emily. Moira está inquieta com a raiva que June desperta e se preocupa que o grupo esteja escolhendo o caminho errado.

Enquanto isso, Janine, que foi capturada no atentado de Chicago, e Esther agora voltam a ser aia. Esther está em greve de fome e Janine também não quer estar lá.

No entanto, sob o olhar cuidadoso de tia Lydia, Janine convence Esther a encerrar sua greve de fome e se juntar a ela para se tornar uma serva obediente. Tia Lydia fica radiante de orgulho e é mais uma vez promovida à sua posição de poder.

Fred Waterford recebe sua punição

Fred (Joseph Fiennes) em The Handmaid's Tale (Reprodução)
Fred (Joseph Fiennes) em The Handmaid’s Tale (Reprodução)

June está absolutamente furiosa ao ouvir sobre o acordo de imunidade dos Waterfords com o TPI, no entanto, o agente Tuello consegue que ela se encontre com o comandante Lawrence.

Gilead não está tão feliz com Fred desde que ele escolheu revelar todos os segredos de Gilead para se salvar. Gilead oferece a Tuello 22 prisioneiros para Fred, para que eles possam “lidar com isso internamente”.

Assim que Fred pensa que está livre e pronto para fugir do país, Tuello o prende e o leva de volta a Gilead. Ele está com medo de enfrentar os Comandantes, mas Fred só deseja que isso seja o que ele estava enfrentando.

Em vez disso, Lawrence faz com que ele seja jogado na Terra de Ninguém, e June e sua nova gangue de ex-aias raivosas o executam de forma brutal. Serena, sem saber disso, recebe um pacote de June pelo correio, que inclui o dedo de Fred e sua aliança de casamento.

June volta para casa, ainda coberta de sangue, para ver Nicole. Luke fica horrorizado ao perceber o que June fez e June tem certeza de que seu futuro é incerto naquele momento.

Ela pode ter passado do ponto sem retorno com seu amado Luke, então ela diz a ele que vai decolar. E é aí que a quarta temporada nos deixa.

A 5ª temporada de The Handmaid’s Tale estreia em 14 de setembro no Hulu. A série pode ser assistida no Brasil pelo Paramount+.

Fonte: Collider

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›