Quer ver filmes de Guillermo del Toro? Cineasta explica por qual começar

Sempre que um cineasta renomado lança um novo filme, é natural que as pessoas fiquem curiosas em conhecer outros trabalhos que ele tenha dirigido. Por isso, o aclamado diretor Guillermo del Toro, recentemente, fez algumas sugestões para quem é iniciante em suas obras, explicando por onde seria o melhor ponto de partida.

Em entrevista concedida ao site Collider, enquanto divulga seu filme O Beco do Pesadelo, o aclamado diretor Guillermo del Toro foi indagado a respeito de toda a sua filmografia e como um novo espectador deveria proceder para se aventurar em seus 40 anos de trabalho.

Para os iniciantes, ele fez algumas sugestões, dizendo que seria melhor começar por A Forma da Água ou por O Labirinto do Fauno, em uma resposta que dá uma ideia bem completa do tipo de cineasta que ele é e do que ele é capaz de fazer.

“Eu diria que tanto a A Forma da Água quanto O Labirinto do Fauno seriam ótimos iniciadores do que eu faço. Mas agora, se eles pudessem assistir dois pares, eu diria, O Labirinto do Fauno e A Espinha do Diabo ou A Forma da Água e O Beco e o Pesadelo. Esses são uma espécie de alfa e ômega, do que eu faço.”, disse ele.

Cena de A Forma da Água (Reprodução)

Os fãs do diretor, certamente, entenderão bem o porquê de ele fazer essa avaliação do próprio trabalho e selecionar dois pares de filmes como esses. Tanto A Espinha do Diabo quanto O Labirinto do Fauno são uma combinação interessante, já que são filmes que mostram a sensibilidade do diretor.

A única diferença entre os dois é que o segundo teve um bom orçamento, financiado pela Warner Bros., ao passo que o primeiro foi uma produção independente.

Já o segundo par de filmes, A Forma da Água e O Beco do Pesadelo estão destinados a mostrar ao público um pouco mais das habilidades atuais do diretor, uma vez que são lançamentos mais recentes deles.

A Forma da Água, inclusive, tem um grande mérito por ser responsável pelo segundo Oscar de Melhor Diretor e o prêmio de melhor filme que Del Toro recebeu no Oscar 2018.

Apesar do reconhecimento artístico, filmes de Del Toro não são sucesso de bilheteria

O Beco do Pesadelo teve dificuldades com a bilheteria, mas isso não é algo que Del Toro não esteja acostumado, já que seus trabalhos no cinema não são reconhecidos necessariamente pelo sucesso financeiro.

Entretanto, o talento do diretor como contador de histórias sempre foi reconhecido e aceito por pessoas que costumam consumir filmes com status cult.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›