Quem é Michael Gambon, ator que interpretou Dumbledore em Harry Potter

Os fãs de Harry Potter estão de luto mais uma vez.

Michael Gambon foi um renomado ator que ficou conhecido por sua interpretação do personagem Alvo Dumbledore na franquia Harry Potter. Nesta, quinta-feira (28), foi anunciada a morte do ator aos 82 anos.

Filho de mãe costureira e pai engenheiro, Gambon nasceu em 19 de outubro de 1940, em Dublin. Ele saiu da escola aos 15 anos para estudar engenharia e aos 21 anos estava qualificado na profissão.

No entanto, sua grande paixão foi a atuação, e ele foi membro de um grupo de teatro amador. Entre suas maiores inspirações para atuar estavam Marlon Brando e James Dean.

O que você vai ler neste texto

  • Carreira no palco, cinema e televisão
  • Substituição do falecido Richard Harris como Dumbledore
  • Premiações e honrarias recebidas

Carreira no palco, cinema e televisão

Michael Gambon em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Reprodução)
Michael Gambon em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Reprodução)

Michael Gambon iniciou sua carreira no palco nos anos 1960 e posteriormente expandiu seu talento para o cinema e televisão.

Gambon fez parte do National Theatre no Old Vic ao lado de renomados atores como Derek Jacobi e Maggie Smith. Sua interpretação de Galileu em Life of Galileo (1980) o tornou conhecido no palco.

Na televisão, ele ganhou fama por interpretar um escrito que sofria um doença debilitante em The Singing Detective, de 1986.

Em sua trajetória no cinema, destacam-se performances marcantes como o líder da máfia em O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989) e o rei George V em O Discurso do Rei (2010).

Entre outros trabalho do ator estão Assassinato em Gosford Park, Cordelia, Rei dos Ladrões, Citizen Lane, Little Women e Paddington 2.

Substituição do falecido Richard Harris como Dumbledore

Alvo Dumbledore (Michael Gambon) em Harry Potter (Reprodução)
Alvo Dumbledore (Michael Gambon) em Harry Potter (Reprodução)

Após o falecimento de Richard Harris, em 2002, que interpretou Alvo Dumbledore nos dois primeiros filmes da saga Harry Potter, Michael Gambon assumiu o papel do poderosos bruxo a partir do terceiro filme, que estreou em 2004.

Gambon trouxe uma nova abordagem ao personagem, trazendo sua própria interpretação e adicionando sua personalidade única ao icônico diretor de Hogwarts.

Ele conquistou o público com seu carisma, e sua interpretação cativante ajudou a dar continuidade ao sucesso da franquia Harry Potter.

Harris e Gambon estão entre vários outros atores que fizeram parte da franquia Harry Potter que infelizmente faleceram.

Entre eles estão Alan Rickman (Severo Snape), Richard Griffiths (Válter Dursley), Dave Legeno (Fenrir Greyback), John Hurt (Olivaras), Helen McCrory (Narcisa Malfoy) e Robbie Coltrane (Rúbeo Hagrid)

Premiações e honrarias recebidas

Michael Gambon em Assassinato Sob Custódia (Reprodução)
Michael Gambon em Assassinato Sob Custódia (Reprodução)

Como reconhecimento por sua contribuição ao mundo do entretenimento, Michael Gambon recebeu diversas premiações ao longo de sua carreira.

Ele ganhou dois prêmios de Melhor Elenco em Cinema por Gosford Park e O Discurso do Rei. Um prêmio no Satellite Awards também por Gosford Park.

E também quatro prêmios de Melhor Ator em Televisão por Perfect Strangers, Longitude, Wives and Daughters e The Singing Detective.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›