Produção de Law & Order: SVU denuncia abuso de produtor: “Todos os dias eu fugia”

Equipe de produção em peso acusa showrunner de bullying e misoginia

Law & Order: SVU continua sendo um sucesso na televisão, mas nos bastidores a série está sofrendo com sérios problemas. Uma crise cresce no set de filmagens devido às queixas de uma grande parte da equipe contra seu showrunner.

David Graziano assumiu a chefia do programa em junho deste ano, após seu antecessor Warren Leight se demitir do cargo alegando fadiga. Ele já era veterano da franquia, trabalhando como produtor e roteirista há muitos anos.

Segundo o Los Angeles Times, a mudança não tem sido nada fácil, devido o novo showrunner ter criado um clima totalmente hostil e tóxico no set de filmagens.

O jornal americano afirma ter declarações de mais de 10 fontes, da equipe de produção, que acusam Graziano de bullying e misoginia.

Testemunhas apontaram que ele maltrata funcionários, além de ser volátil, se enfurecer facilmente e humilhar mulheres e pessoas não brancas, com comentários inapropriados.

As atitudes do showrunner, inclusive, provocaram a saída da coordenadora de roteiro do programa, Haley Cameron. Ela explicou por que se demitiu por meio de um comunicado interno.

“(Graziano) é um homem pouco profissional, egocêntrico e imaturo. Estou nessa indústria há muito tempo e nunca experimentei uma misoginia tão pura e masculina”.

David Graziano
David Graziano (Reprodução/Youtube)

Problema não começou em Law & Order: SVU

O problema com o comportamento de David Graziano é algo novo para a equipe do Law & Order: SVU, mas não no meio de produções de séries americanas.

A coordenadora de roteiro que trabalhava com ele no drama policial Coyote, Amy Hartman, já tinha destinado acusações ao criador da série, na época em trabalharam juntos. Ela apontou que ele criava um ambiente tão tóxico que a fez fugir do trabalho rapidamente.

“Todos os dias eu lutava ou fugia. Estou completamente chocada por ele estar trabalhando novamente, e justo em SVU”, ela disse ao Los Angeles Times.

A declaração de Hartman foi apoiada e fundamentada por outro coordenador de roteiro que trabalhou em Coyote com Graziano, David James.

“Foi facilmente o pior trabalho que já tive em Hollywood. Achei que depois dessa série, ninguém daria (a Graziano) outra atração para ele comandar”.

Michael Chiklis protagoniza Coyote
Michael Chiklis protagoniza Coyote (Divulgação/CBS)

Posição controversa

Ao responder as acusações sobre seu comportamento tóxico no set de filmagens de Law & Order: SVU, David Graziano apresentou posições controversas. Primeiro uma representante o defendeu, e negou veementemente má conduta, caindo em controvérsia ao tentar criar um motivo para seus ataques.

“A implicação de que o Sr. Graziano criou um ambiente de trabalho hostil, é sexista, inapropriado e pouco profissional é falsa. Também é absolutamente falso que Graziano atacava as pessoas. Geralmente estava de mau humor porque sentia uma dor terrível devido a três discos colapsados no pescoço. Embora ele não veja sua dor como uma desculpa, é uma explicação, e ele se arrepende de ter atacado”, dizia o comunicado.

Em outra resposta, em nome do próprio showrunner, enviada à revista Entertainment Weekly, ele alega maus tratos na infância para se vitimizar e assume precisar mudar seu jeito de agir.

“Embora seja fácil e conveniente, recuso-me a culpar algum comportamento passado pelo abuso que sofri e aprendi quando criança nas mãos de um padre católico e também de minha própria mãe. Para quem já trabalhou como showrunner ou em uma sala de roteiristas, você deve se basear e usar sua própria experiência. Particularmente, para um programa como Law & Order: SUV, infelizmente tenho muito o que usar e com isso trago muita emoção. Tudo o que qualquer um de nós pode fazer é evoluir e crescer. A mudança real é difícil e continuo trabalhando em mim mesmo”, ele concluiu o texto.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›