Primeiro ator negro a ganhar Oscar, Sidney Poitier morre aos 94 anos

O ator, político e ativista, Sidney Poitier morreu aos 94 anos. Com uma carreira marcante, o astro se tornou parte da história de Hollywood.

Na manhã desta sexta-feira (07), Fred Mitchell, Ministro das Relações Exteriores das Bahamas, confirmou a triste notícia. Porém, em seu comunicado, a causa e local da sua morte de Poitier não foram divulgados.

Um dos nomes mais importantes para a história do cinema, além de político e ativista, Poitier foi o primeiro ator negro a conquistar uma estatueta na premiação mais importante de Hollywood, o Oscar.

Sidney Poitier no filme Uma Voz nas Sombras
Sidney Poitier no filme Uma Voz nas Sombras (Divulgação)

Em 1964, o astro venceu a premiação, após concorrer na categoria de Melhor Ator, por sua atuação no filme Uma Voz nas Sombras, lançado nos cinemas no ano anterior.

Dentre os vários outros sucessos de Poitier, como ator, também estão os filmes Ao Mestre, com Carinho, Adivinhe Quem vem para Jantar e No Calor da Noite, lançados no ano de 1967.

Atuando também atrás das câmeras, aqui também vale destacar um dos maiores sucessos de Poitier como diretor, com o filme Loucos de Dar Nó.

Desde que ganhou o Oscar, o astro se tornou um símbolo para o cinema sendo, inclusive, citado por Denzel Washington, em seu discurso na cerimônia, quando o astro conquistou a sua primeira estatueta, em 2001.

Um dos últimos astros da Era de Ouro de Hollywood que ainda estavam vivos, Poitier havia sido homenageado pela Academia que compõe o Oscar, em 2002, recebendo uma estatueta pelo Conjunto da Obra, reconhecendo a sua grande contribuição ao cinema.

Figura carimbada na premiação, a última aparição de Poitier na cerimônia ocorreu em 2014, quando o astro apresentou o prêmio de Melhor Diretor, junto com a atriz Angelina Jolie, sendo ovacionado pela plateia que o assistia.

Vida além do cinema

Sidney Poitier no filme Quando Só o Coração Vê
Sidney Poitier no filme Quando Só o Coração Vê (Divulgação)

Embora seja um nome de grande importância para o cinema, Sidney Poitier também fez grandes contribuições para outras áreas da sociedade. Dentre as atividades mais importantes do astros, estão a atuação na política e no ativismo pelos direitos civis.

Ocupando o cargo de Embaixador das Bahamas no Japão por dez anos, entre 1997 e 2007, também foi Poitier condecorado por Barack Obama. Em 2009, o então presidente, lhe concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade.

Nascido nas Bahamas, Poitier tinha dupla cidadania, também sendo um cidadão americano. Desde 1976, ele era casado com atriz Joanna Shimkus, ao lado dela, o astro teve seis filhos, entre elas, a atriz americana Sydney Tamiia Poitier

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›