Por que Yondu ainda tem a melhor morte do MCU de todos os tempos

Super-heróis estão dispostos a tudo para salvar o dia, inclusive morrerem, e no MCU não foi diferente.

A Marvel mostrou sacrifícios emocionantes de seus personagens e entre eles está a morte de Yondu Udonta de Michael Rooker em Guardiões da Galáxia vol. 2.

Ok, o peso da morte de Yondu não se compara com a de Tony Stark ou a da Viúva Negra, mas pode ser considerada a melhor morte do MCU

Abaixo, você conferir uma análise que site Cinema Blend fez sobre o assunto.

Yondu (Michael Hooker) em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)
Yondu (Michael Hooker) em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)

O arco de Yondu é curto, mas impactante

O primeiro filme Guardiões da Galáxia nos deu um gostinho de Yondu e do que ele era, mas é justo dizer que sua verdadeira história não começa até o segundo filme.

Yondu, claramente incomodado por sua alienação da grande comunidade de piratas espaciais, perdeu sua tripulação quando sua recusa em entregar Peter Quill aos Soberanos. Kraglin involuntariamente iniciou um motim, e Taserface eliminou o apoio restante de Yondu, com o líder derrotado e atrás das grades do navio.

É aqui que Yondu atingiu seu ponto mais baixo. Sua fraqueza por Peter Quill como um filho custou-lhe tudo o que ele construiu, mas por causa disso, ele e Rocket só são fortalecidos em sua resolução de escapar com Groot e, finalmente, ajudar a resgatar Peter de Ego.

Afinal, Yondu tinha um motivo real para nunca entregar o Senhor das Estrelas em primeiro lugar, pois temia que Peter acabasse como todos os outros descendentes mortos do Celestial.

Não havia muito que Yondu pudesse fazer para lutar contra Ego, mas no final, esse não era realmente seu objetivo. Assim que ele chegasse, seu principal objetivo era proteger Peter, por razões que talvez até o Senhor das Estrelas não entendesse até que fosse tarde demais.

Quer fosse na captura inicial ou não, Yondu via Peter como um filho e como seu “papai”, ele devia protegê-lo com o melhor de suas habilidades.

Novamente, a maior parte disso é explicado na sequência, mas é dito tão bem que é difícil não chorar porque o corpo azul de Yondu ficou um pouco mais azul quando ele congelou no frio vácuo do espaço.

Yondu (Michael Hooker) em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)
Yondu (Michael Hooker) em Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)

Michael Rooker atuou o melhor possível em Guardiões da Galáxia Vol. 2

Realmente precisa ser dito que de todas as performances em Guardiões da Galáxia Vol. 2, Michael Rooker entregou o melhor.

Muito do filme girou em torno de vender seu relacionamento com Quill e entender a importância dos piratas espaciais para seu personagem.

Não foi uma tarefa fácil, já que Yondu era mais um personagem secundário no primeiro filme, mas ninguém saberia disso graças aos esforços de Rooker.

Obviamente, a cena da morte e a cena imediatamente anterior foram incríveis, mas o que realmente trouxe a performance para outro nível foi quando Yondu abordou Stakar Ogord no bar.

A combinação de medo, vergonha e humildade em seu rosto era clara e, pela primeira vez, vemos Yondu intimidado.

Claro, quando Stakar dirigiu a faca figurativa e foi embora, vimos o explosivo Yondu emergir em vez de continuar a ser ferido por alguém que ele considerava um amigo.

Esta cena é um pouco subestimada no contexto da história completa de Guardiões da Galáxia Vol.2, mas é tão importante em muitos aspectos.

Além de Yondu se relacionar com Rocket depois que ele reconheceu que também enterrou suas emoções em raiva e suposta apatia, foi mostrado que muito da personalidade de Yondu é projeção.

É uma persona necessária que o ajudou a atingir um certo nível de sucesso na galáxia, mas com um custo.

Ele é o líder de uma facção Ravager desgraçada e agora está fora de um grupo onde encontrou aceitação.

Então, é claro, há os minutos finais de Michael Rooker em Guardiões da Galáxia Vol. 2, em que ele literalmente passou de nos fazer rir com a linha de Mary Poppins para chorar com o nobre sacrifício.

Cena de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)
Cena de Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Reprodução / Marvel)

Yondu nunca será ressuscitado

James Gunn confirmou abertamente que não faria Yondu retornar. O diretor afirmou no passado que acreditava que trazer Yondu de volta arruinaria o sacrifício por Quill e diminuiria a história do personagem. A menos que a cena seja um flashback, Yondu não retornará ao MCU.

Não há nada em minha que o MCU possa fazer com Yondu que seja tão impactante ou tão nobre quanto seu sacrifício por Peter em Guardiões da Galáxia Vol. 2, e há uma boa chance de um retorno diminuir o legado do personagem.

Por mais que seja ruim não ver Michael Rooker reprisar o papel, ele conseguiu a melhor saída que um personagem secundário neste universo poderia esperar.

E vamos ser honestos, trazer de volta Yondu para o MCU não seria tão empolgante para os fãs dos filmes da Marvel quanto trazer de volta alguém como Homem de Ferro ou Viúva Negra.

O MCU já encontrou uma maneira de honrar o legado do personagem com Kraglin vestindo o moicano, e Guardiões da Galáxia Vol. 3 continuará a homenagear Yondu.

Manter Yondu morto mantém esta a melhor morte no MCU, sem exceção.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›