Por que Snape odiava tanto o Neville nos filmes do Harry Potter?

Livros de Harry Potter revelam porque tanto mágoa com o inocente bruxo

Uma das franquias mais famosas dos cinemas, Harry Potter  sempre aflorou os sentimentos de seus fãs, principalmente quando os filmes brincavam com as intenções de alguns personagens, como o Professor Severo Snape.

Vezes tratado como herói, vezes como vilão, Snape despertou paixões e raivas entre os espectadores dos filmes, mas um sentimento do bruxo sempre deixou alguns fãs com uma pulga atrás da orelha.

Matthew Lewis como Neville Longbottom em Harry Potter
Matthew Lewis como Neville Longbottom em Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

Desde o primeiro filme, Snape sempre manteve um olhar atento em Harry, Hermione e Rony, mas ao mesmo tempo odiou Neville, um personagem que criou uma grande amizade com o trio de protagonistas.

Um personagem inocente, que mal dominava os seus feitiços, Neville parece um alvo incomum para o professor, mas uma magoa que chega até Voldemort é a razão para Snape não gostar do garoto.

A Profecia de Harry fez Snape odiar Neville

Alan Rickman como Snape, Daniel Radcliffe como Harry Potter e Rupert Grint como Ron Weasley em Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

Os filmes de Harry Potter não esconderam dos fãs que Snape era um Comensal da Morte de Voldemort, porém ainda mais importante, a saga dos cinemas também revelou que o bruxo era apaixonado por Lily Potter, a mãe de Harry.

Porém, são os livros de J. K. Rowling que revelam por que Snape odeia tanto Neville. Nos romances que inspiraram o filme, é revelado que o bruxo ouviu a Professora Trelawney fazer uma profecia ao revelando o destino de um garoto especial que derrotaria Voldemort.

Snape, até então, um leal Comensal da Morte, foi a Voldemort e revelou a profecia ao seu mestre. Para Dumbledore, Trelawney havia profetizado que um garoto nascido em julho, filho de um casal que havia desafiado Lord Voldemort três vezes, cresceria para derrotar o vilão.

Mathew Lewis
Matthew Lewis como Neville Longbottom em Harry Potter (Reprodução / Warner Bros.)

Porém, em Hogwarts, dois garotos poderiam crescer para tornar a profecia realidade: Harry e Neville. Seria o próprio Voldemort quem escolheria o seu desafiante e, se tive escolhido Neville, a mãe de Harry ainda estaria vida.

Porém, quando o grande vilão escolheu que iria ser desafiado por Harry, Snape ficou tentou salvar Lily Potter, o amor da sua vida, da trágica profecia e implorou que Voldemort matasse Harry e salvasse Lily.

Porém, Lily não aceitou ver o seu filho morrer e se sacrificou por Harry, selando os destinos dos personagens. Por isso, para Snape, Neville é um grande, animado e falante lembrete que Lily ainda poderia estar viva.

Alan Rickman como Snape e Ellie Darcey-Alden como Lily Potter em Harry Potter e as Relíquias da Morte
Alan Rickman como Snape e Ellie Darcey-Alden como Lily Potter em Harry Potter e as Relíquias da Morte (Reprodução / Warner Bros.)

Assim como todos em Hogwarts, Neville não entendia por que Snape o odiava, e a magoa do Professor tornou o bruxo uma pessoa ainda amarga com o passar dos anos.

Você pode assistir todos os filmes de Harry Potter na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›