Por que Shang-Chi se tornou um filme diferente dos demais no MCU?

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis é o 25º filme do Universo Cinematográfico da Marvel e chegou com algumas diferenças dos demais filmes da franquia, como, por exemplo, a variação do uso de idiomas que não seja somente o inglês e o destaque para defeitos da personalidade do protagonista como algo que o torna mais humano.

Igualdade de importância para o personagem amigo da história

Vários personagens da Marvel, como Steve Rogers, Tony Stark e Peter Parker tiveram um amigo ajudante – Bucky, Rhodes e Ned. Esses personagens funcionam como apoio enquanto o protagonista brilha.

Shang-Chi mudou isso tornando Katy tão importante quanto a protagonista, já que ela nunca foi deixada de lado. Sua importância foi consolidada no final, quando Katy e Shang-Chi foram convocados por Wong, o que a coloca em pé de igualdade com seu amigo super-herói.

Importância de um idioma diferente do inglês

Uma das críticas ao MCU é que todos os personagens falem inglês, mesmo as espécies alienígenas que vivem em outras dimensões. Embora Pantera Negra já tenha trazido a língua Wakanda, ela foi usada com bastante moderação.

Nos diálogos de Shang-Chi, a herança chinesa dos personagens fica demarcada com firmeza, já que eles falam inglês apenas quando querem.

Tony Leung e Fala Chen em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)
Tony Leung e Fala Chen em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)

O protagonista tem vários defeitos a serem redimidos na mesma história

Shang-Chi se juntou à lista de arcos redentores no MCU quando sua história começou ao retornar para a irmã que ele havia abandonado. Em uma mudança da norma, o protagonista não tinha apenas uma coisa para compensar; ele teve que se redimir de várias coisas, mostrando que heróis também têm defeitos.

Uso de artes marciais genuínas

Ao contrário de quase todos os filmes da série, este filme fez os atores realmente se envolverem em artes marciais. O uso do CGI ficou reservado às cenas com poderes mágicos, mas todos os momentos envolvendo lutas pareceram realistas ajudando a tornar o conflito bem mais assustador.

Cena de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)
Cena de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)

A melhor amiga não é um interesse amoroso

À exceção de Viúva Negra e Gavião Arqueiro, o MCU geralmente usa a amizade entre homens e mulheres como ponto de partida para romances. No caso de Shang-Chi e Katy, o filme nunca sugeriu que algum deles tivesse uma atração romântica um pelo outro. Essa mudança foi importante a fim de dar a Katy a chance de ser ela mesma e não apenas um interesse amoroso do protagonista masculino.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›