Por que os pais de Harry Potter não viraram fantasmas nos filmes?

Ser fantasma é somente uma questão de escolha na franquia Harry Potter?

Os fantasmas de Hogwarts formam um dos grupos de personagens mais queridos dos fãs de Harry Potter dadas às suas características geralmente amigáveis, como é o caso de Nick Quase Sem Cabeça ou a Murta Que Geme, por exemplo.

Uma curiosidade de muitos fãs, porém, é a explicação pela qual alguns bruxos se tornaram fantasmas depois que morreram enquanto outros não. Em uma conversa com Nick, ele explica que, para se tornar um fantasma, um bruxo precisa desejar muito ficar na Terra na hora de sua morte.

Isso leva a outro questionamento do público: por que Lílian e Tiago Potter não escolheram permanecer como fantasmas a fim de poderem ajudar Harry na luta contra Voldemort e conviverem com ele, mesmo mortos.

Lília e Tiago não temiam a morte

Os personagens fantasmas em Harry Potter são pessoas que têm fortes laços com o mundo dos vivos ou têm negócios inacabados, como a maioria dos fantasmas do cinema e da literatura.

No entanto, Nick Quase Sem Cabeça também especifica que escolheu se tornar um fantasma porque temia a morte, que é outro fator que faz com que uma pessoa permaneça na Terra.

Assim, embora os pais de Harry certamente tivessem feito o possível para permanecer na vida do filho, eles não tiveram medo de desistirem de sua própria vida para salvá-lo de Voldemort.

Como eles não demonstraram nenhum medo da morte, então, eles eram menos propensos a ficarem na Terra como fantasmas.

Lílian, Harry e Tiago Potter em Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)
Lílian, Harry e Tiago Potter em Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)

Os fantasmas de Harry Potter nunca podem deixar o mundo dos vivos

Uma outra questão importante é que o destino dos fantasmas não parece ser o melhor de todos. Talvez os Potter ainda tivessem escolha e recusassem a oferta, aceitando as verdadeiras consequências da morte naquele universo em vez de uma sentença eterna como fantasma.

Isso porque, dentro da mitologia da franquia, todos os fantasmas são obrigados a vagarem continuamente pela Terra até o fim dos tempos.

Embora consigam ‘burlar’ a morte, por assim dizer, o resto de sua existência não parece ser tão gratificante assim, já que suas almas nunca descansarão.

Além disso, é preciso dizer que Harry, como protagonista, precisava enfrentar todos os problemas sozinho e aprender a crescer diante deles.

A perda dos pais tão cedo fez com que ele passasse por vários sofrimentos, mas isso não o impediu de derrotar Voldemort de uma vez por todas e livrar o Mundo Bruxo de todas as maldades dele e de seus Comensais da Morte.

Assim, ainda que os pais pudessem ter escolhido permanecer na vida de Harry como fantasmas, a sua partida serviu para que o garoto se tornasse o bruxo que ele era.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›