Por que os finais previsíveis de Pânico divertem o público?

A surpresa da descoberta do culpado não é o elemento mais importante da franquia

Os filmes da franquia Pânico foram as produções que repopularizaram o subgênero de slasher do terror, introduzindo um pequeno elemento essencial: O mistério do ‘quem matou?’.

Enquanto muitos espectadores e admiradores da franquia podem alegar que não é muito difícil adivinhar quem são os culpados, não há como negar que tentar descobrir a identidade do assassino mascarado é divertido.

Matthew Lillard e Skeet Ulrich na franquia Pânico (Reprodução)
Matthew Lillard e Skeet Ulrich na franquia Pânico (Reprodução)

Para um observador atento, todas as pistas e Easter Eggs referenciando os culpados estão presentes constantemente, como por exemplo a óbvia apresentação de Billy, namorado da protagonista Sidney Prescott e um dos assassinos do filme.

Quando o personagem aparece pela primeira vez em cena, a música Don’t Fear The Reaper toca ao fundo. Coincidentemente (ou não), é a mesma canção que toca quando Laurie vê Michael Myers pela primeira vez em Halloween: A Noite do Terror.

Finais previsíveis também são legais?

Jamie Kennedy é Randy Meeks em Pânico (Reprodução)
Jamie Kennedy é Randy Meeks em Pânico (Reprodução)

Pânico inovou no gênero em 1996 por empregar metalinguagem de cinema em seus projetos de uma maneira nunca vista antes. O filme marcou uma das notáveis vezes que os personagens de um filme de terror sabiam bastante sobre as ‘regras’ e clichês de outros filmes.

Através da franquia toda, os personagens mostram um nível elevado de autoconsciência, e tiram sarro constantemente dos lugares-comuns do gênero, mesmo quando estão fazendo exatamente a mesma coisa.

Randy mesmo, por exemplo, sempre serve como o ‘guru do terror’, cujas dicas sempre ajudam a apontar o culpado certo muito antes da revelação. O personagem já havia dito que considerava Billy suspeito em uma das cenas da primeira metade do filme.

Jamie Kennedy é Randy Meeks e Matthew Lillard é Stu Macher em Pânico (Reprodução)
Jamie Kennedy é Randy Meeks e Matthew Lillard é Stu Macher em Pânico (Reprodução)

Mas isso faz parte de toda a diversão de acompanhar o filme. Conforme mais filmes são assistidos, os espectadores também viram uma espécie de Randy e se tornam especialistas de terror, sendo capazes de identificar os alarmes falsos das pistas verdadeiras, e matar a charada antes do clímax do filme.

Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2 e 3 estão disponíveis no Paramount+ e através de assinaturas premium da Prime Video ou Globoplay. Pânico 4 está disponível no Prime Video e assinatura premium do Globoplay.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›