Por que os anos 1990-2000 foram uma “era de ouro” para o terror?

Muito do que hoje em dia existe é graças ao que foi inovado nesta época

Não é fácil delimitar épocas de ouro para gêneros, mas as décadas de 1990 e 2000 foram duas das mais importantes para a evolução do terror entre seus fãs e a crítica.

O terror não é considerado a seção mais ‘nobre’ do cinema, mas muitos projetos lançados nestes anos fizeram com que as coisas evoluíssem e muitas produções passassem a ser admiradas e reverenciadas por seu teor artístico.

1990: Um retorno às origens

Os 1990 foram uma época de ressurreição do gênero, depois dos criticados anos 1980. A década havia pecado pelo excesso na violência e sangue, monstros e nudez, e se perdeu no uso desenfreado de humor.

Nos filmes da época, muitos que eram vilões icônicos foram transformados em personagens engraçados. Como reação a isso, surgiram projetos muito mais focados mais em serial killers mais violentos e assustadores, como O Silêncio dos Inocentes, O Colecionador de Ossos e Se7en: Os Sete Pecados Capitais.

Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) em O Silêncio dos Inocentes (Reprodução)

A década também abriu as portas, graças a Wes Craven, ao uso da metalinguagem e de filmes de terror mais conscientes de si; Pânico, e depois A Noiva de Chucky, são lembrados até hoje por seu sarcasmo e texto inteligente, sem perder os elementos assustadores.

Também nasceram os slashers adolescentes Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Lenda Urbana e Prova Final, que apresentavam assassinos mais agressivos, que acabavam com seus elencos com mais seriedade que seus contrapartes anteriores.

Cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (Reprodução)
Cena de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (Reprodução)

2000: Hora de inovar (ou copiar?)

Se a violência dos 1990 teve a violência, os 2000 tiveram o choque a a gratuidade; nessa década, se popularizaram os filmes como Jogos Mortais e O Albergue, conhecidos também como ‘pornô de tortura’.

 

Os anos 2000 também recriaram temas do passado. Uma moda que ainda é popular nos anos 2020, foi há cerca de duas décadas que começou a febre pelos remakes dos clássicos do gênero como Halloween, O Massacre da Serra Elétrica e Viagem Maldita.

Cena de Halloween (Reprodução)
Cena de Halloween (Reprodução)

Graças a muitos filmes lançados nestes anos, o interesse dos fãs foi renovado e as novas direções tomadas criaram subgêneros que ainda são amados até hoje.

Novos subgêneros como o chamado ‘terror elevado’ também só tem o espaço nas telonas hoje em dia graças aos seus ‘ancestrais’, que saíram do óbvio e ressuscitaram uma parcela do cinema que estava se tornando monótona.

*As opiniões contidas no texto refletem o posicionamento e liberdade de seu autor, e não o do veículo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›