Por que O Exorcista ainda é um ícone 48 anos depois

O Exorcista é um dos filmes de terror mais assustadores de todos os tempos. Cheio de mistérios e lendas envolvendo sua produção, o filme prova por que ainda é um clássico de terror e um filme de Halloween perfeito.

A sequência de abertura

A premissa geral do filme se baseia na história de uma jovem comum que está possuída pelo diabo, por isso, a sequência de abertura pode ser bastante surpreendente.

A trama inicia no Iraque em meio a uma escavação arqueológica. Lá, o público é apresentado ao Padre Merrin, que descobre alguns artefatos estranhos.

A cena traz o público para a abordagem lenta da primeira metade do filme, ao mesmo tempo que serve como um aviso do que está por vir. É o tipo de sequência que não fornece muitas informações ao público, mas, ao mesmo tempo, permite que eles sintam o perigo que está à espreita.

A cena do jantar

É a cena infame do jantar que realmente faz as coisas acontecerem no filme. Enquanto Chris MacNeil oferece um jantar com seus colegas, Regan desce as escadas parecendo desanimada. Ela então faz comentários ameaçadores para alguns dos convidados antes de urinar no tapete. É quando os aspectos básicos da história começam a se desintegrar e uma presença mais perturbadora surge.

Cena de O Exorcista: (Reprodução)
Cena de O Exorcista: (Reprodução)

Desempenho poderoso de Ellen Burstyn

É muito raro o Oscar reconhecer atuações em filmes de terror, mas não havia como deixar de lado Ellen Burstyn como Chris MacNeil neste filme, já que o papel é tão eficaz em tornar a trama em algo verdadeiramente aterrorizante.

Burstyn desempenha o papel de uma mãe amorosa com muito realismo e coração. Então, quando coisas bizarras começam a acontecer, ela é quem fundamenta e faz parecer que são realidade.

O terror e a mágoa que ela experimenta ao longo do filme dão ao público aquela âncora emocional conforme os sustos vêm.

Regan como a vítima de possessão

Existem muitas crianças demoníacas no cinema e nos filmes de terror, mas poucas são tão perturbadoras quanto Regan. A criança possuída é realmente assustadora, mas torna-se ainda mais impactante quando o público a vê como uma jovem doce e inocente no início.

Linda Blair oferece uma atuação icônica para uma atriz mirim e Regan é uma vítima simpática nesta história. É um balanço brilhante de deixar os fãs com medo dessa garotinha enquanto lembram que há uma criança inocente por baixo que precisa ser salva.

Cena de O Exorcista (Reproduçã)

O Exorcismo Climático

A abordagem de queima lenta no início do filme leva maravilhosamente ao clímax intenso, que é o auge do filme. Enquanto Merrin e Karras se unem para salvar Regan, o terror realmente se instala e é avassalador.

Com os efeitos práticos e as atuações intensas dos atores, essa sequência se tornou inesquecível e irrepetível na história do cinema. Há uma sensação de que tudo pode acontecer e há muitas surpresas. A sequência é tão eficaz que aparentemente convenceu algumas pessoas de que exorcismo era real.

O sacrifício do Padre

Padre Karras é um personagem mais discreto do que alguns dos outros, pois ele parece passivo à história por um longo tempo, mas ele é a figura central do filme.

Seu conflito entre psicologia e religião é um tema importante e é exatamente isso que o torna um herói tão atraente. Isso também torna seu sacrifício final muito mais poderoso, pois ele abraça totalmente sua crença para derrotar o vilão por meio de um ato altruísta e compassivo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›