Por que a Warner precisa urgentemente mudar a imagem da CW?

Canal viu sua popularidade cair à medida que o streaming faz mais sucesso entre os jovens

Depois da fusão entre Warner Bros. e Discovery, várias séries receberam ordem de cancelamento. O que se diz nos bastidores é que a Discovery não acredita que o investimento em tais séries valham a pena. A maioria dos cancelamentos aconteceu com produções oriundas do canal The CW, um dos braços da Warner na televisão aberta americana.

Criada no fim de 2006, e The CW também é fruto de uma fusão: a dos canais WB e UPN. Curiosamente, nos anos 2000, esses dois canais de TV dominavam a audiência nos Estados Unidos, mas a situação mudou a partir da fusão. Dos programas antigos apenas os mais populares permaneceram naquela época, como Todo Mundo Odeia o Chris e Supernatural.

Sam (Jared Padalecki) e Dean (Jensen Ackles) em Supernatural (Reprodução / The CW)

A audiência do canal caiu, e para tentar sobreviver no mercado, ele apostou em conquistar a audiência jovem com programas sempre focando neste público. Daí nasceram Privileged, The Vampire Diaries, The Secret Circle, The Carrie Diaries, algumas se transformando em sucesso, mas um sucesso moderado, nunca algo estrondoso.

O modelo de cálculo de audiência nos Estados Unidos mudou, se tornou qualificada, levando em conta somente a audiência de público acima dos 18 anos. Com isso, os números da audiência adulta da CW diminuíram, e ela passou a ser considerada a emissora aberta com o menor desempenho.

O canal tentou apostar em franquias adolescentes, mas os sucessos foram se esgotando. A partir daí, a Warner passou a olhar com carinho para as propriedades da DC Comics, e deu uma sobrevida ao canal com Arrow, The Flash, Supergirl (que não nasceu na CW, mas foi enviada para lá em sua segunda temporada), Legends of Tomorrow, Raio Negro, Batwoman, porém, embora as séries tivessem seu público, elas sempre foram vistas de forma geral como um produto de qualidade duvidosa.

The Vampire Diaries
The Vampire Diaries (Divulgação/ The CW)

Quando a HBO Max surgiu, e com a proposta de abrigar as propriedades da DC, o espaço da CW acabou sendo ainda mais reduzido. Mas por que é necessário que a Warner mude a imagem do canal, antes de vendê-lo?

Com uma audiência tão baixa, e com a má fama em relação às suas produções (que são sempre ignoradas nas grandes premiações), a CW ficou com fama de canal adolescente, e pior, algumas de suas produções como Riverdale acabam tendo um apelo maior quando são vendidas para o streaming, do que na televisão linear.

A Warner parece entender que o caminho do público jovem não é a TV broadcast, a audiência adolescente mal sabe o que é se sentar em frente à TV e esperar determinado horário para assistir a seu programa preferido, e por isso é necessário que antes de dar o último suspiro, a CW aposte em melhorar sua imagem com o público adulto, que ainda assiste televisão, e por isso cortar todas as produções com a pegada jovem.

Mudar a imagem do canal, também o ajudaria a torná-lo relevante para o mercado publicitário americano, e ainda fornecer mais produtos de qualidade para os streamings parceiros. Aqui no Brasil, as produções da CW são exibidas tanto no Warner Channel, como na HBO.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›