Por que a trama de Harry Potter se passa nos anos 1990?

Autora começou a escrever os livros ainda no final do século passado

Você já parou para pensar por que a história de Harry Potter se passa na década de 1990 mesmo que os filmes tenham sido lançados entre 2001 e 2011?

O que acontece é que a escritora, J. K. Rowling, teve a ideia para os livros ainda no ano de 1990. Ela passou em torno de cinco anos idealizando tudo e, por isso, o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, não chegou às prateleiras até 1997.

O sétimo e último livro da saga, para se ter ideia, foi publicado somente uma década depois.

Sendo assim, não fica difícil de entender por que a trama se passa nos anos 1990. Rowling usou a época que estava escrevendo para contar a história, com Harry chegando a Hogwarts em 1991 e seguindo ano a ano na escola a partir daí.

Vale lembrar que, quando foi lançado nos Estados Unidos, o primeiro livro alcançou o topo da lista dos mais vendidos e permaneceu por anos na mesma posição.

Depois disso, Rowling expandiu a série escrevendo mais seis sequências e outros livros de base independentes.

Rupert Grint e Daniel Radcliffe em cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)
Rupert Grint e Daniel Radcliffe em cena de Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)

Cronologia

Harry recebeu sua carta de aceitação para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em seu aniversário de onze anos, que aconteceu no ano de 1991.

O jovem bruxo imediatamente começou a escola naquele mesmo ano. Como a história de cada livro acontece seguindo o ano letivo, isso significa que os eventos do segundo, Harry Potter e a Câmara Secreta, ocorrem em 1992 e assim sucessivamente.

Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)
Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)

Houve uma pequena alteração nos filmes

Rowling foi muito ativa nas adaptações cinematográficas da série Harry Potter. Ela tinha algum controle da direção da história e até revisou o roteiro de alguns dos filmes.

Posteriormente ela até foi promovida a produtora dos dois últimos filmes, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 e Parte 2.

Assim, ainda que os filmes contem com muitas das mesmas datas de eventos canônicos para sua linha do tempo, eles realmente acontecem na primeira década dos anos 2000, como fica evidenciado pela moda, tecnologia e outros detalhes visíveis.

É fácil perceber, já que o início dos anos 2000 foi marcado por uma série de mudanças tecnológicas que alteraram o dia a dia de muitos adolescentes.

Os filmes, porém, evitaram retratar determinados detalhes da tecnologia e retrataram eventos de forma semelhante à sua representação no cenário dos livros da década de 1990, mantendo-se longe de telefones celulares e computares, até porque ninguém precisa disso quando se tem a magia, uma varinha e uma coruja do seu lado.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›