Por que a saga Crepúsculo ‘matou’ os filmes de vampiros e como o streaming os salvou?

Saga baseada nos livros de Stephenie Meyer lançou modelo que condicionou o mercado e prejudicou a mitologia vampiresca

Os filmes da saga Crepúsculo foram adaptações de grande sucesso dos livros de Stephenie Meyer para as telonas, porém, ao mesmo tempo em que foram muito bem recebidos por adolescentes ao redor do mundo, eles também sofreram muitas críticas principalmente por modificarem o mito dos vampiros.

Como a franquia Crepúsculo ‘matou’ os filmes de vampiros?

A saga de Stephenie Meyer foi acusada de matar o interesse público em vampiros, e a alegação faz sentido por determinado ponto de vista.

Acontece que as pessoas passaram a se desinteressar por vampiros típicos como o Conde Drácula e passarem a querer ver apenas histórias de vampiros românticos, bonitos e nada assustadores.

Isso acabou influenciando negativamente os filmes que desejavam contar histórias de vampiros vilões e ainda tornou as coisas difíceis para os que queriam seguir a moda dos vampiros brilhantes, que seriam acusados de plágio.

Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)
Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) em Crepúsculo (Reprodução)

Os fracassos vampirescos pós-Crepúsculo

Ao mesmo tempo em que complicou a situação para o cenário dos filmes de fantasia, a saga também incentivou a produção de filmes que tentavam se arriscar na moda de sugadores de sangue.

Com isso, vários filmes foram lançados na época, como 2019 – O Ano da Extinção, Circo dos Horrores – O Aprendiz de Vampiro, Padre e Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros.

Todos esses filmes acabaram virando um fracasso financeiro, crítico ou ambos, e os filmes não conseguiam mais causar o impacto que, potencialmente, poderiam causar.

Cena de True Blood (Reprodução / HBO Max)

Mas como os filmes de vampiros foram revividos?

Em meados dos anos 2010, porém, alguns filmes independentes que reinventaram vampiros começaram a reacender o interesse pelo estilo.

Um dos exemplos foi O Que Fazemos nas Sombras, que se tornou um sucesso cult que deu início à ascensão de Taika Waititi ao estrelato.

Garota Sozinha Caminha Pela Noite também fez sucesso com uma nova e fresca visão das histórias de vampiros que os conduziu ao mainstream novamente.

Taika Waititi em What We Do in the Shadows (Reprodução Youtube)

Como os vampiros dominaram o streaming

Agora, na década de 2020, os vampiros voltaram com força ao streaming em produções como Vampires Vs The Bronx (2020), Céu Vermelho-Sangue (2021) As Passageiras (2021) e Missa da Meia-Noite, dando mais opções aos espectadores que já estavam cansados de ver somente ‘Edward Cullen’ cada vez que pesquisavam a palavra vampiro.

Agora, com as portas abertas novamente, os futuros remakes de Salem’s Lot e Os Garotos Perdidos, está claro que os estúdios estão novamente interessados em investir nas criaturas da noite mais uma vez, desta vez, com maior potencial de lucro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›