Pokémon | Mecânica dos jogos já virou easter-egg do anime

Com o lançamento dos jogos Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, muitos fãs estão relembrando a quarta geração dos monstrinhos de bolso, e alguns revisitando o anime, mais precisamente a saga Diamante e Pérola. Um fã relembrou sobre a B-Button League (ou Liga Botão B).

Desde a primeira geração de jogos Pokémon, os jogadores tem a opção de não evoluir seu monstrinho ao pressionar o botão B do console quando a sequência de evolução começa. No anime, é mostrado um campeonato onde só entram Pokémon que não evoluíram, uma clara referência a essa mecânica do jogo.

Localizado em Sinnoh, mais precisamente na cidade de Jubilife, a B-Button League acredita que os Pokémon podem se tornar bonitos e poderosos sem ter que evoluir.

As duas membros da liga mostradas no anime, Oralie e Haley, acreditam tanto nesta mensagem que optam por usar Pokémon que estão entre os piores sem evolução: Magikarp e Feebas.

Apesar das fraquezas gritantes de seus Pokémon, as duas treinadores provam que têm razão, já que o Magikarp de Oralie derrotou o Piplup de Dawn e até empatou contra o Pikachu de Ash, contra o qual tem total desvantagem.

Como o usuário do Reddit chamado Shiny0ak pontuou, isso é claramente o que concede ao B-Button League seu nome no anime Diamante e Pérola, já que as próprias personagens fazem referência aos botões B em seus trajes, como também na entrada do ginásio.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Ao longo do anime, diversos Pokémon mostraram ser poderosos mesmo sem evoluir, o caso mais óbvio é o Pikachu do Ash, que se recusa a evoluir, e mesmo assim foi capaz de derrotar em diversas ocasiões sua versão evoluída, Raichu.

Além disso o roedor elétrico deu conta de outros Pokémon em forma final, como Dragonite, ou até lendários. Outros Pokémon do Ash que se mostraram bons de briga mesmo sem evoluir são Bulbasaur, Corphish, Buizel e Snivy.

No anime, são mostrados vários outros Pokémon de personagens que não querem evoluir, como é o caso do Piplup de Dawn, o que revela que evoluir ou não, não é apenas opção do treinador mas também uma opção do próprio monstrinho.

Oralie e Haley em cena de Pokémon (Reprodução)
Oralie e Haley em cena de Pokémon (Reprodução)

Apesar da maioria dos jogadores optar por deixar seus Pokémon evoluírem, alguns escolhem por não fazer isso, seja por gostar de um monstrinho específico ou aumentar o grau de dificuldade do jogo, ou até mesmo para fazer desafios.

A partir da segunda geração de jogos foi possível fazer um Pokémon não evoluir ao fazê-lo segurar um item chamado Everstone, tanto que nos jogo BDSP é trazida de volta uma NPC que troca um Haunter segurando uma Everstone, fazendo com que ele não evolua para Gengar no processo de troca.

O item Eviolite permite que a defesa e a defesa especial de Pokémon não evoluídos aumente, fazendo com que alguns fiquem até mais fortes que suas evoluções. No caso do Pikachu, ele pode segurar um item exclusivo chamado Light Ball, que dobra seu poder de ataque e ataque especial.

Seja como for, evoluindo ou não seus monstrinhos, aproveite os jogos de Pokémon da maneira que achar melhor! Como disse Karen, da Elite 4 de Johto: “Pokémon forte. Pokémon fraco. Essa é apenas a percepção egoísta das pessoas. Treinadores verdadeiramente habilidosos devem tentar vencer com seus favoritos”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›