Podemos Esperar a Mudança da Netflix para Transmissão Esportiva?

Uma notícia sobre a Netflix (uma das maiores empresas de transmissão de séries e filmes do mundo) vem mexendo bastante com seus clientes brasileiros e internacionais.

A gigante das telas está explorando maneiras variadas de aumentar o número de telespectadores que se mostram ávidos por novidades. 

A mudança na postura da Netflix com relação a novos mercados a serem explorados, como as competições de tênis masculino de uma das principais ligas, a ATP, e circuitos de ciclismo e surfe, estão entre os esportes que mais atraem os responsáveis pela empresa e pela ideia de se integrar o esporte às transmissões em streaming da plataforma.

Foto por John-Mark Smith – Pexels

Na verdade, o que os executivos da empresa têm em mente é buscar explorar mercados esportivos pouco procurados, evitando assim a concorrência com casas esportivas e outras plataformas esportivas, onde o foco principal é no futebol. 

E por que a Netflix não tem interesse em explorar o maior mercado esportivo brasileiro?

A resposta para esta pergunta está exatamente nos custos crescentes advindos de licitações por conta dos direitos esportivos das grandes equipes e eventos de futebol, vôlei, natação e basquete, por exemplo. 

Empresas com apostas esportivas como a https://10betbrasil.com que detém os direitos de transmissões de partidas e eventos durante as apostas realizadas ao vivo, são um exemplo das centenas de sites espalhados pela internet.

Dessa maneira, a Netflix busca variar o alcance de suas transmissões com outros esportes e modalidades diferentes dos que as casas de apostas esportivas fazem.

Como surgiu a Netflix?

Fundada em 1997 por dois empresários americanos (Reed Hastings e Marc Randolph), a Netflix tinha como projeto inicial o aluguel de DVDs através do correio!

Mas logo em 1999 perceberam que um tipo de serviço de assinatura poderia ser lançado, e assim surgiu a oferta de transmissões (streaming) de vídeo.

Com o novo projeto em andamento, a empresa teve um boom extraordinário! O acesso instantâneo a séries e filmes (antes possível apenas com o aluguel por um certo período) agora poderia ser feito sem prazo determinado.

Hoje, são mais de 187 abrangidos pela cobertura da Netflix e mais de 30 idiomas disponíveis. No Brasil, a Netflix chegou em 2011, e hoje vemos que a empresa possui milhões de assinantes espalhados pelo país.

As produções originais de séries e filmes brasileiros também fez com que a popularidade da empresa ganhasse força em terras nacionais. 

Por que a Netflix deseja expandir seu mercado?

Muitos se perguntam qual a razão de a plataforma de filmes e séries desejar mudar o foco. Bem, o que se sabe até agora é que o número de assinantes vem caindo bastante nos últimos meses (ou está estagnado em alguns países).

Esta seria a motivação maior da empresa, já que suas concorrentes diretas, como Amazon Prime, Apple TV+, HBO Max vêm conquistando clientes diariamente.

E tais concorrentes já estão inseridos no mercado de transmissões esportivas ao vivo, o que fez com que a Netflix tivesse certa urgência em pensar e concretizar o plano de expandir também os seus mercados.

Sabemos que eventos esportivos movimentam milhões anualmente com suas transmissões, e o tipo de assinante que se interessa por esportes ao vivo pode certamente fazer parte da clientela da empresa.

O único contra encontrado pela empresa neste ramo tem a ver com os contratos a serem estabelecidos a longo prazo, visto que as disputas de ligas importantes (como a Liga Europa e Liga dos Campeões) exigem parcerias de longa duração devido à quantidade de partidas que ocorrem entre os clubes (fases classificatória e decisiva, por exemplo).

Com uma queda acentuada no último trimestre de 2022, a empresa precisou passar por reviravoltas, como o corte de gastos e investimentos mais assertivos nas produções de suas séries e filmes.

E mais uma novidade recente é o fato de a empresa começar a cobrar pelo compartilhamento de senhas (algo previsto já há tempos). Mais de 50 novas produções foram anunciadas pela empresa americana até o fim de 2023.

A Netflix tem interesse, neste primeiro ano de transmissões esportivas ao vivo, de testar uma reação do mercado.

Tendo como exemplo as concorrentes que já lucram com as transmissões, a empresa quer tentar buscar uma valorização de suas ações que se encontram em queda desde o ano de 2022. 

Foto por Aleks Magnusson – Pexels

Sobre o futuro da Netflix? Bem, não é possível afirmar com veemência o futuro da empresa americana fundada em 1997.

De lá para cá, muita coisa mudou! A Netflix se reinventou algumas vezes, trouxe soluções visíveis aos problemas existentes e sempre traçou metas para o futuro.

Seguimos aguardando o desfecho desta última tentativa de atrair novos assinantes para a plataforma. 

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