Pinóquio | Versão live-action, e desenho animado têm grandes diferenças; confira

Confira uma lista com as diferenças entre a versão live-action e a versão animada de Pinóquio

Pinóquio é um dos mais conhecidos filmes animados da Disney, e neste ano ganhou uma nova versão com atores reais. O longa metragem tem direção de Robert Zemeckis e conta com Tom Hanks como Geppetto.

Bem conhecida, a história segue as aventuras de um fantoche de madeira que quer se tornar um menino de verdade para assim realizar o sonho de seu criador de ter um filho.

Claro, apesar de todas as semelhanças, este filme de 2022 tem algumas diferenças em relação à versão animada de 1940. Confira a seguir uma lista com essas diferenças.

1 – O destino de Pinóquio é seu para decidir

Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Pinóquio procura ser “corajoso, verdadeiro e altruísta” nas duas versões de sua história. A Fada Azul encarrega o boneco de dominar essas três qualidades para se tornar um menino de verdade.

A cena final do filme de animação mostra o boneco Pinóquio se transformando em um ser humano, tendo aprendido a exemplificar esses traços de personagem. O filme live-action tem uma abordagem diferente.

O remake de 2022 deixa seu final intencionalmente ambíguo e cabe ao público imaginar o destino do boneco de madeira.

Geppetto observa que a busca de Pinóquio para salvá-lo incorporou tudo o que a Fada Azul pediu que o boneco fosse. Ele diz para sua criação: “Você sempre será meu menino de verdade. Não há uma única coisa que eu mudaria em você. Estou muito orgulhoso de você e eu te amo muito.”

Geppetto e Pinóquio retornam para casa e, enquanto o fazem, o público vê Pinóquio se transformar visualmente de marionete em humano. No entanto, Grilo Falante, que é o narrador da história, é rápido em esclarecer o que está acontecendo e fala diretamente com o público.

“Desde então, muitas histórias foram contadas sobre ele. As pessoas dizem que ele se transformou em um menino de verdade. Isso realmente aconteceu? Quem sabe! Mas uma coisa eu tenho certeza: em seu coração, Pinóquio é tão real quanto qualquer menino de verdade poderia ser”, diz o Grilo sobre Pinóquio.

2 – A triste história de Geppetto é revelada

No filme de animação, Gepeto cria Pinóquio simplesmente porque quer. Embora haja seriedade no desejo de Gepeto à estrela dos desejos de que Pinóquio se torne um menino de verdade, qualquer razão específica ou história de fundo que leve ao seu sonho é deixada para a imaginação. No remake, a história de Gepeto e, portanto, sua ambição para este empreendimento, fica clara. Gepeto constrói Pinóquio enquanto ele lamenta a perda de seu filho, cuja fotografia está na mesa de trabalho de Gepeto. O menino parece ter cerca de seis ou sete anos quando a foto foi tirada, o que o torna mais ou menos da idade de Pinóquio quando ele ganha vida. Depois que Gepeto implora seu desejo para a estrela dos desejos, a magia da Fada Azul desce do céu, se reflete na foto emoldurada do filho de Gepeto e salta para Pinóquio para dar vida ao boneco flácido. Apesar disso, fica claro que Pinóquio não é o espírito do filho de Gepeto, mas sim alguém totalmente novo.
Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

No filme de animação, Geppetto cria Pinóquio simplesmente porque quer. Embora haja seriedade no desejo de Gepeto à estrela dos desejos de que Pinóquio se torne um menino de verdade, qualquer razão específica ou história de fundo que leve ao seu sonho é deixada para a imaginação do público.

No remake, a história de Geppetto e, portanto, sua ambição para seu desejo, fica clara. Geppetto constrói Pinóquio enquanto, lamenta a perda de seu filho, cuja fotografia está na mesa de trabalho de Geppetto. O menino parece ter cerca de seis ou sete anos quando a foto foi tirada, o que o torna mais ou menos da idade de Pinóquio quando ele ganha vida.

Depois que Geppetto implora seu desejo para a estrela dos desejos, a magia da Fada Azul desce do céu, se reflete na foto emoldurada do filho de Gepeto e vai para Pinóquio para dar vida ao boneco. Apesar disso, fica claro que Pinóquio não é o espírito do filho de Gepeto, mas sim alguém totalmente novo.

3 – As músicas recebem uma reforma

Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

As músicas da versão animada de Pinóquio de 1940 tornaram-se clássicas e consagradas. A música tema When You Wish Upon a Star ganhou um Oscar e é um hino da Walt Disney Company, sendo tocada instrumentalmente como parte do logotipo antes de cada filme da Disney.

O remake adapta as músicas do original com alguns ajustes aqui e ali. Enquanto Grilo Falante canta When You Wish Upon a Star no filme de animação durante os créditos de abertura, Cynthia Erivo como a Fada Azul a interpreta nesta nova versão do filme quando ela dá vida a Pinóquio.

Hi-Diddle-Dee-Dee (An Actor’s Life For Me) é reduzido a alguns refrões em vez de uma música completa, interpretada por Keegan Michael-Key como João Honesto. I’ve Got No Strings é talvez a música mais fiel ao original, permanecendo no mesmo lugar na história e sendo um número completo.

Além disso, os compositores Alan Silvestri e Glen Ballard adicionam novas músicas no remake. Tom Hanks como Geppetto recita a palavra falada “Quando ele estava aqui comigo” como um substituto para Little Wooden Head do filme de animação enquanto ele cria Pinóquio.

Kyanne Lamaya canta I Will Always Dance enquanto sua nova personagem, Fabiana, expressa seu amor pela arte da dança.

Por fim, Luke Evans como o Cocheiro faz uma serenata para Pinóquio com uma música intitulada The Coachman to Pleasure Island, enquanto ele leva o rebanho de crianças ao seu destino.

4 – A nova amiga de Pinóquio, Fabiana

Fabiana (Kyanne Lamaya) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Fabiana (Kyanne Lamaya) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Kyanne Lamaya interpreta uma nova personagem que não estava no filme de animação: uma marionetista chamada Fabiana, cuja marionete, Sabina, atua ao lado de Pinóquio no espetáculo de Stromboli.

No filme de 1940, há outros bonecos que se juntam a Pinóquio no palco, mas o público só vê os próprios bonecos, não seus bonequeiros. Além disso, nenhum fantoche individual recebe nomes, personalidades ou um papel importante na história como aconteceu com Sabina e Fabiana no remake.

Pinóquio está perturbado ao ser mantido em cativeiro na trupe de Stromboli, e Fabiana o consola, ou melhor, Sabina o faz. Pinóquio está um pouco tímido perto de Fabiana, mas se sente perfeitamente à vontade conversando com sua marionete bailarina, Sabina.

Pinóquio parece não notar ou não se importar que Fabiana controle Sabina, mas mesmo assim Sabina encoraja Pinóquio várias vezes ao longo do filme.

Além disso, a inclusão de Fabiana no remake coloca um fim em um dos vilões da história. Em uma reviravolta que o público não consegue ver, Fabiana lidera uma rebelião contra Stromboli e assume seu ato de marionetes itinerante.

Agora ela e seus colegas marionetistas se apresentam em condições justas e tomam suas próprias decisões.

5 –  Sofia a gaivota

Sofia (Lorraine Bracco) e Grilo (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Sofia (Lorraine Bracco) e Grilo (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Lorraine Bracco dubla Sofia, a gaivota. Ela não está no filme de 1940, mas no filme de 2022 ela é amiga de Geppetto e do Grilo Falante. A gaivota é esperta e conhece bem o lugar onde mora, além de ser a melhor maneira de viajar (pelo menos para o Grilo)

Sofia é aparentemente uma amiga de longa data do relojoeiro idoso, já que o visita todas as manhãs para comer os restos de comida que ele coloca na porta de sua casa.

Sofia também ajuda o Grilo a alcançar Pinóquio quando ele sai para a escola. Mais tarde no filme, Sofia ajuda Geppetto a se aventurar em direção à Ilha dos Prazeres para encontrar Pinóquio e a reunir Pinóquio com Geppetto no oceano.

Curiosamente, Sofia parece ter diferentes formas de comunicação dependendo de com quem ela está falando. Quando ela fala com Geppetto, tudo o que ele ouve são grasnados e gorjeios. Grilo, porém, ouve frases coerentes.

6 – A Fada Azul só aparece uma vez

Fada Azul (Cynthia Erivo) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Fada Azul (Cynthia Erivo) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Na versão de 1940 da história, a Fada Azul tem presença repetida ao longo do filme. Ela não apenas aparece no início do filme na oficina de Geppetto, mas também retorna para ajudar Pinóquio a escapar das garras de Stromboli.

No remake de 2022, no qual Cynthia Erivo interpreta a personagem icônica, a primeira e única aparição da Fada Azul é quando ela visita a casa de Geppetto para dar vida a Pinóquio.

Mais tarde, Pinóquio encontra uma maneira inteligente de sair da carruagem de Stromboli sem precisar da ajuda da Fada Azul.

O final do filme, que mostra as lágrimas de Pinóquio revivendo um Gepeto e uma luz azul radiante guiando a dupla no caminho para casa, implica que a Fada Azul ainda pode estar ajudando os heróis, mesmo que ela não esteja fisicamente presente.

A ideia do Grilo Falante provando ser digno da aprovação da Fada Azul é descartada no remake. Além de mostrar Pinóquio querendo se tornar um menino de verdade, o filme de animação mostra o Grilo lutando o filme inteiro para se tornar a “consciência oficial” de Pinóquio, e a Fada Azul finalmente concede a ele essa distinção, completa com um medalhão brilhante.

7 – Gepeto quase morre

Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

O clímax das versões animada e live-action de Pinóquio coloca o herói cara a cara com uma fera marinha. Pinóquio e Geppetto fazem um esforço valente contra a criatura colossal e finalmente escapam. Em cada versão, um dos dois parece não ter sobrevivido ao encontro

No filme de animação, Pinóquio aparece inconsciente após a batalha com o monstro. Geppetto o carrega de volta para casa, onde a magia da Fada Azul revive Pinóquio e o transforma em um menino de verdade.

No remake, é Geppetto que aparentemente está morto depois de lutar contra o monstro. Pinóquio chora sobre o corpo de seu pai, suas lágrimas aparentemente tendo propriedades mágicas fazem Geppetto voltar à vida.

8 – Ilha dos Prazeres em toda a sua glória

Cena de Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Cena de Pinóquio (Reprodução / Disney+)

A Ilha dos Prazeres é uma grande pegadinha. É um lugar que promete alegria e diversão aos seus visitantes, mas secretamente todo o destino é uma fachada para a criação de burros de mão de obra de seus fregueses. A moral dentro do contexto da história de Pinóquio é não ceder a todos os prazeres da vida.

No filme de 1940, João Honesto é cumplice do Cocheiro e engana Pinóquio para ir para a Ilha dos Prazeres. Enquanto uma cena mostra o exterior da Ilha dos Prazeres, a localização não é muito mostrada. É principalmente reduzida a uma cena interna ocorrendo em uma sala indefinida onde Pinóquio e seu novo amigo Lampwick jogam sinuca e eventualmente se tornam burros.

No remake de 2022, João Honesto não tem conexão com o Cocheiro. Em vez disso, o Cocheiro simplesmente rouba Pinóquio de uma esquina quando ele passa.

O público então vê a extensão das muitas delícias da Ilha dos Prazeres, desde passeios de parque de diversões até cerveja ilimitada. O remake também inclui garotas na ilha, enquanto o filme de animação só recruta garotos.

9 – Os significados por trás dos relógios de Geppetto

Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Geppetto é um relojoeiro nas versões de 1940 e 2022 de Pinóquio, embora, no primeiro, seu propósito para a relojoaria nunca seja mencionado. No remake, é explicado que a falecida esposa de Geppetto amava seus relógios, e ele continua fazendo-os em sua homenagem.

Ele inclusive se recusa a se separar de qualquer um deles, para desgosto dos clientes em potencial. Ele finalmente vende toda a sua coleção como um meio de ajudar a encontrar Pinóquio quando o boneco é sequestrado.

Aliás, os relógios cuco no remake têm mais do que apenas uma conexão emocional com Geppetto. Eles possuem referências aos filmes famosos da Disney, alguns com conexões pessoais com o elenco e a equipe de Pinóquio.

Um relógio mostra Woody de Toy Story montando seu cavalo, Bala no Alvo, uma clara homenagem a Tom Hanks, que dubla o icônico cowboy da Pixar e interpreta Geppetto.

Outro mostra Roger e Jessica Rabbit de Uma Cilada para Roger Rabbit, um filme dirigido por Robert Zemeckis, que também dirige Pinóquio.

Outros relógios podem não ter vínculos específicos com os cineastas de Pinóquio, mas efetivamente completam o cânone da Disney, retratando momentos famosos de A Bela Adormecida, O Rei Leão, A Branca de Neve e outros.

10 – Explicação do nome de Pinóquio

Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

No filme original, Geppetto simplesmente nomeia seu boneco de Pinóquio sem explicação. No remake Geppetto explica completamente seu raciocínio em voz alta, apenas para garantir que todos entendam sua linha de pensamento para o nome do boneco.

Enquanto Pinóquio ainda está inanimado, Gepeto fala com sua criação como se estivesse vivo. “Eu esculpi você em madeira. Eu fiz você de pinho”. Assim, ele chama Pinóquio como o nome perfeito para sua criação.

Contudo, há muito mais a ser explicado sobre a escolha do nome. Através da tradução que pode não ter sido a intenção do autor Carlo Collodi ao nomear o personagem em 1800, mas se encaixa no novo roteiro de qualquer maneira.

Em italiano, o sufixo “-occhio” significa “olho”. Assim, enquanto “Pinóquio” traduz literalmente “olho de pinho”, uma tradução mais solta significa exatamente o que Gepeto falou: “Eu fiz você de pinho”.

11 – Pinóquio na verdade vai para a escola… por um minuto

Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) e Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Pinóquio (Benjamin Evan Ainsworth) e Geppetto (Tom Hanks) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

No filme de animação, Geppetto manda Pinóquio para a escola na primeira manhã depois que o boneco ganha vida. Inevitavelmente, João Honesto e Gideão interrompem Pinóquio em sua caminhada e o recrutam para se juntar à trupe de atuação de Stromboli. Pinóquio nunca chega à escola.

Já na versão de 2022, para começar, mais tempo parece ter passado entre Pinóquio ganhando vida e Geppetto mandando-o para a escola. Uma breve montagem indica que pelo menos alguns dias transcorrem com Geppetto sempre ao lado de Pinóquio, mas ainda na casa de Geppetto.

Quando Geppetto finalmente se despede de Pinóquio com instruções para caminhar sozinho para a escola, Pinóquio ainda encontra João Honesto e Gideão ao longo do caminho. No entanto resiste à pressão dos dois e chega à escola.

O resultado final, no entanto, não faz muita diferença, já que o professor imediatamente dispensa Pinóquio porque ele é um fantoche, que decide então ir com João Honesto.

Por algum motivo, em ambas as versões, Geppetto assume que Pinóquio conseguiria algo do tipo com sucesso por conta própria, mesmo sendo sua primeira vez fora de casa.

12 – Viagem pelo oceano

Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

A fera do mar representa uma ameaça perigosa para Pinóquio e Geppetto nas versões animada e live-action da história, mas como os personagens o alcançam e a cronologia dos eventos narrativos são ligeiramente diferentes em cada filme.

O filme original de 1940 mostra Geppetto já engolido pelo monstro antes que Pinóquio o encontre. Para alcançar seu pai, Pinóquio viaja com Grilo Falante debaixo d’água no fundo do oceano, encontrando várias criaturas submarinas no processo.

O remake de 2022 mostra Pinóquio contando com a ajuda de Sofia, a gaivota, para encontrar Geppetto. Sofia voa no ar e carrega uma corda na boca enquanto desliza sobre o oceano, onde Pinóquio se agarra para formar um jet ski improvisado. Ele se reúne com Geppetto enquanto Geppetto ainda está na superfície da água, e o monstro engole os dois juntos assim que eles se encontram.

Em outra pequena diferença em torno desta parte da história, as orelhas e cauda de burro de Pinóquio da Ilha dos Prazeres ficam com ele durante o filme de animação até que ele se torne um menino de verdade no final.

No remake, as orelhas e a cauda desaparecem quando Pinóquio demonstra coragem, verdade e altruísmo ao iniciar sua busca para resgatar Geppetto.

13 – Grilo Falante faz barulhos de grilo

Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)
Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) em Pinóquio (Reprodução / Disney+)

Pinóquio de 2022 ainda é um conto de fadas, mas como na maioria das adaptações live-action de filmes animados, ele ajusta sua estética para retratar um mundo que parece mais realista do que sua contraparte animada, mesmo dentro de seu contexto fantástico de fadas, magia, marionetes vivas e animais falantes.

Uma dessas tentativas de realismo vem do Grilo Falante emitindo um pequeno chilrear de vez em quando enquanto caminha, algo que a versão de 1940 do personagem não faz.

Enquanto a adaptação de 2022 de Pinóquio é principalmente live-action, o próprio Grilo é animado por computador e dublado por Joseph Gordon-Levitt.

Apesar do chilrear excessivo de Grilo enquanto ele segue Pinóquio e tenta mantê-lo longe de problemas, o grilo ainda nunca chama a atenção de Geppetto. Assim como no original, Pinóquio interage diretamente com Grilo, mas Geppetto nunca.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›